Bolos de casamento com inspiração tropical
Os elementos tropicais são uma inspiração incrível para a decoração de cerimônias na praia, no campo ou na cidade. O bolo pode ser decorado seguindo essa influência e estar perfeitamente em harmonia com o estilo do seu casamento.
Se deseja destacar a riqueza de flores, cores e sabores existentes no nosso país, saibam que não é apenas a decoração da festa do casamento que será beneficiada. São em vários detalhes que ficam em evidência que serão enriquecidos com o charme da nossa flora tropical. Além dos acessórios de cabelo, o buquê de flores feito com espécies tropicais que são deslumbrantes e o look. Mas, o bolo do casamento quando ornamentado com frutas, flores e outros elementos naturais, a proposta tropical pode ser muito bem aproveitada, provocando um toque elegante e muito original.
Mesmo se tratando de uma cerimônia formal e sofisticada, essa tendência pode ser incorporada sem medo de errar, ao contrário, deixará o protagonista das mesas de doces perfeito e encantador. Vejam as ideias com lindas propostas e vejam as dicas de confeiteiros e profissionais da área.
Cuidados essenciais
Como sempre lembramos, procurar por profissionais especializados é a melhor maneira de não correr certos riscos. Mas, se a ideia é fazer o bolo decorado do casamento de forma caseira, devem estar atentos e tomar alguns cuidados ao acrescentarem flores e folhagens. Primeiramente devem estar frescas, sem manchas e sem nenhum espinho.
Nunca coloquem o caule diretamente no bolo, usem tubos próprios que podem estar com água dentro para permitir que a flor ou folhas não murchem. Se o caule for fino um canudo de plástico resolve. As flores ou folhas não podem ficar encostadas no bolo, use forminhas de celofane que são encontradas em vários formatos e tamanhos. Se a ideia é cobrir o topo do bolo do casamento com flores use uma espuma floral e pratinho plástico como suporte.
Como incluí-las
Não é apenas na decoração de casamento rústico ao ar livre, que usar flores e frutas tropicais no bolo podem ser usadas. Ele acompanha com classe cerimônias diversas, com caráter tradicional e também um décor industrial. São as espécies que escolher e a forma de utilizá-las é que irão trazer uma aparência mais despojada ou tradicional. Além de flores e folhagens, frutas e outros elementos como galhos secos, bambus ou até tronquinhos deixam o bolo muito estiloso, para que os convidados "comam com os olhos".
Espécies indicadas
Podem preferir usar um ou dois tipos de flores do casamento para ornamentar o bolo, mas nada impede que coloquem uma alternativa mais elaborada já que o bolo ficará em total evidência. As rosas, cravos e orquídeas com folhas de eucalipto ou folhas de parreira passam um ar mais clássico e elegante. Os crisântemos, margaridas e gerberas com folhas de limão, suculentas, folhas de laranja ou hortelã são uma ótima alternativa para um décor rústico, e podem arrematar com uma bela folha de costela de Adão. Já as frutas poderão ser mescladas com outros elementos, e são muitas que deixam o bolo ainda mais vistoso.
Tipos de coberturas
Os naked cake ou o espatulado (half naked) são próprios para receber frutas, flores e folhagens, e são perfeitos para acompanhar eventos mais rústicos e informais. Se a proposta for um evento bem requintado, o bolo espelhado (mirror glaze) ou marmorizado (marble cake), que são tendências elegantes e modernas, aceitam perfeitamente complementos tropicais e criam um contraste super charmoso, desde que escolham as cores e formatos que se harmonizem.
Como viram, não só os sabores que vão precisar de pesquisas, a cobertura e os ornamentos também, inclusive os noivinhos do bolo de casamento que podem ser a peça chave e trazer mais encanto quando escolhidos de acordo com o contexto. E, se gostaram da ideia de incluir alguns detalhes tropicais, destacando a nossa beleza natural, agreguem lembrancinhas de casamento com esse toque, como vasinhos com mini suculentas ou com um tempero, e ressaltem o tema.