Bolo de casamento branco: como deixar esse clássico mais original
Os bolos brancos podem ser repaginados sem perder a classe, basta algumas propostas incríveis para deixá-los mais autênticos. Hoje te apresentamos uma seleção que, mesmo com ar tradicional, ainda possui um toque muito original.
Cercados por muita simbologia, os bolos de casamentos sempre são os grandes protagonistas da mesa de doces: independentemente do sabor ou da textura, eles são parte importante das cerimônias ocidentais. A cada ano aparecem tendências inovadoras para este item, seja com novos estilos de coberturas, formatos ou texturas que surpreendem, mas o clássico bolo branco continua sendo a cor mais amada para o dia.
A tonalidade é a primeira opção de casais que fazem questão de manter a essência de uma festa tradicional, carregando simplicidade e requinte simultaneamente. Mas até os costumes mais clássicos podem ganhar toque mais autêntico. Neste caso, com elementos decorativos certos a sobriedade do branco pode ser diversificada, mas seguir com seu encanto de sempre.
Origem vem de longe
O costume do bolo nasceu na Idade Média, quando os convidados da cerimônia levavam de presente pequenos bolos, que eram empilhados, e os noivos, após a cerimônia, deveriam se beijar sem derrubá-los para garantirem prosperidade e felicidade. Tempos depois, na Era Vitoriana, um confeiteiro da realeza britânica resolveu agrupar os "bolinhos" e colocar uma cobertura de glacê branco, trazendo esse formato que conhecemos até hoje.
Nas cerimônias tradicionais
Vocês não terão muito trabalho em incluir o bolo branco em uma cerimônia de estilo sofisticado, mas basta ornamentação correta e sofisticada para destacá-lo melhor. O efeito marmorizado já garante o requinte, tem uma atmosfera sofisticada mas, ao mesmo tempo, moderna. O topo do bolo de casamento para esse estilo pode contar com elementos com linhas minimalistas, para deixá-lo com uma pitada de excentricidade. E se fizerem questão de um bolo mais romântico, podem usar flores de porcelana com formato geométrico, um detalhe metalizado ou flores naturais em cascata, que dará o mesmo efeito elegante.
Branco até na balada?
Caso tenham escolhido uma festa lounge, com comidinhas servidas estilo finger food, o bolo deve acompanhar a tendência. O “mirror cake” ou cobertura espelhada, branca, além de estar em alta pode compor o décor com charme. Coloque um detalhe que tenha afinidade com um hobby pessoal, como um instrumento musical ou uma bicicleta, por exemplo, ou mantenha uma decoração floral ou com frutas. A iluminação correta deve ser direcionada sob o bolo para realçar o efeito espelho e combinar com o contexto moderno e clean.
À beira mar
Em um cenário com mar e areia, o bolo branco acrescenta suavidade, além de contrastar com o azul do mar e da natureza ao redor. Só devem tomar cuidado com o tipo de cobertura, para não derreter com o calor. A pasta americana é uma alternativa interessante e o confeiteiro pode produzir em branco fosco. É possível acrescentar conchas, estrelas do mar ou qualquer outro objeto marítimo, também em branco ou em tom pastel, assim seu bolo ficará perfeito e leve, já que a praia pede despojamento e simplicidade. E se quiserem dar um ar mediterrâneo, podem investir em uma ornamentação verde, um contraste na medida certa.
No campo
Cerimônias ao ar livre sempre são alegres e normalmente pedem flores que combinem com as tonalidades do entorno. Se optaram por um estilo rústico na celebração, com a mobília de madeira de demolição, o bolo branco dará um contraste perfeito com móveis e arranjos florais. O campo se acentua com elementos discretos e simples, o bolo poderá contar com detalhes únicos que o deixe muito original, ao invés das rendas prefira faixas de laise, ficará delicado e autêntico. Os arranjos podem ficar mais personalizados com galhos secos e fitas de juta ou cordões de palha.
Um belo bolo branco se encaixa em todos os tipos de cerimônias, e seus acabamentos sempre podem estar presentes em vários outros detalhes do enlace, o que criará uma identidade visual harmoniosa. O branco pode ser reinventado e dar à mesa dos doces a essência que vocês buscam.