Bodas de Algodão: 5 ideias para celebrar os 2 anos de casados (e apaixonados!)
Vocês chegaram até aqui: 2 anos de casados! E, como as datas importantes, esse dia merece uma celebração. Conheça o simbolismo das Bodas de Algodão e veja dicas para curtir esse momento, comemorando as conquistas do casal!
Os aniversários de casamento “mais famosos”, os que celebram 25 e 50 anos da união, todos conhecemos bem: são as Bodas de Prata e Ouro. Mas, para cada ano de casados existe uma boda a ser celebrada, e cada uma tem um símbolo! Existem muitas teorias para o início dessa tradição, a mais utilizada vem da Alemanha Medieval, onde cada material representava um presente que o casal deveria receber por mais um ciclo juntos. Após passar pelo primeiro ano e consolidar o matrimônio, chegado o 2º aniversário de casamento. E o dois anos de casamento são bodas de quê? Bodas de Algodão! Que tal, ideias para celebrar a ocasião especial?
>> Bodas de Algodão: o significado
>> Ideias para celebrar o aniversário de 2 anos de casamento
- 1. Comemoração light: café-da-manhã ou jantar
- 2. Festa íntima com algodão na decoração
- 3. Homenagem em imagem: fotografias pela casa
- 4. Bodas de Algodão: Renovação de votos
- 5. Ensaio temático em um campo de algodão (ou outro cenário!)
2 anos de casamento: Bodas de Algodão por quê?
Sim, a fibra natural foi escolhida para simbolizar essa celebração, por conta da sua fragilidade e da leveza. Ou melhor, de como deve ser leve o início de uma relação e a importância de tratá-la com carinho e atenção, se mantendo fortes juntos, entrelaçados como as fibras de algodão em um tecido.
A durabilidade do algodão também deve ser considerada, ao se falar das bodas de dois anos de casamento. Afinal, a felicidade é para durar bastante, como ficou combinado no dia do “sim”, no altar ou diante do juiz e convidados. O conforto e maciez atribuídos ao tecido também podem ser relacionados ao significado dos dois anos da união, já que se espera que, após esse período inicial, o casal esteja mais confortável em dividir o mesmo teto. E seja para usar em uma festa, em um hotel, viajando ou em um passeio de mãos dadas pelo próprio bairro, o importante é não deixar a celebração passar em branco. Vamos às ideias para celebrar!
>> Descubra aqui o significado de todas as bodas de casamento e o símbolo de cada ano!
Ideias para celebrar os 2 anos de casamento
1. Comemoração light: café-da-manhã ou jantar
Para curtir com leveza o aniversário de 2 anos de casamento, o casal pode optar por diversas comemorações, desde as mais simples às mais sofisticadas e elaboradas. Se preferem algo leve, exatamente como o símbolo da ocasião, que tal começar por um café da manhã caprichado, na cama ou à mesa? Vale pensar em reservar um almoço e/ou jantar também, principalmente se as refeições ultimamente vêm sendo feitas de forma apressada e separada, no horário de trabalho.
E caso optem por uma refeição em casa, dos lençóis à lingerie, a fibra natural e a cor clara do algodão também poderá estar presentes no visual do casal para reforçar a simbologia da data, conferindo fluidez às produções do look para possíveis registros.
Peça ajuda a um cerimonialista
2. Festa íntima com algodão na decoração
Para quem não renuncia a uma festinha, seja a dois ou com a família e amigos próximos, o símbolo do dia e sua cor branca podem inspirar a decoração e o look do casal. Apostar nos próprios galhos rústicos de algodão em vasos, substituindo ou complementando os buquês de flores, pode dar aquele toque personalizado à celebração, com uma pegada boho. No caso de uma mesa decorada, a opção por um bolo temático e clássico não tem erro. Para complementar, doces e bem casados em bandejas rústicas ou mais elegantes, ao gosto de cada casal. Mesmo se a celebração for ainda mais íntima, vale também encomendar ao menos um bolo pequeno para simbolizar a data.
Casamentos.com.br conta com diversos profissionais cake designers ultra qualificados, e é possível encomendar um minibolo decorado com o mesmo charme de um bolo de festa tradicional. Uma tendência que veio com tudo na pandemia (e promete ficar) são as festas na caixa, que incluem minibolo decorado e doces em uma caixa personalizada, que pode vir produzida em diversos materiais, dos mais simples aos mais elaborados, incluindo fotos dos casais!
3. Homenagem em imagem: fotografias pela casa
As fotografias ajudam a eternizar todos os momentos. Pensar em um álbum ou mural com a linha do tempo do casal pode ser bem interessante, em um varal de fotos, e o casal pode usar a imaginação para compor o ambiente da casa, com galhos do vegetal, e algodão espalhado. Esse décor renderá outras boas fotografias!
4. Renovação de votos do casamento
A renovação dos votos é algo que se pode fazer a cada novo aniversário de casamento celebrado, e será como dizer “sim” novamente. A diferença é que, a cada renovação, a relação está mais madura, mais segura. Para celebrar os dois anos de casamento, vocês podem preparar uma mensagem para o amor, explicando o que mudou (para melhor!) no casamento, e com promessas para o futuro. E o espaço pode ser delicadamente decorado também com algodão… Ou quem sabe um buquê?
5. Ensaio temático em um campo de algodão (ou outro cenário!)
Que tal abraçar a temática das Bodas de Algodão e usar a criatividade para um ensaio de casal em um campo coberto dessa “penugem” branca e poética? Um fotógrafo saberá usar os melhores ângulos dos pombinhos, e vocês terão uma recordação eterna e bem emocionante da época. E, para o tema estar em tudo, podem pensar em trajes que envolvam o algodão, podem ser tecidos leves e claros, por exemplo. O resultado ainda pode ser compartilhado nas redes com os amigos, com ares de festa virtual.
Se o algodão representa a delicadeza e fragilidade dos primeiros dois anos de casados, vale lembrar aquela velha pergunta para o futuro da relação. O que pesa mais: um quilo de algodão ou um quilo de chumbo? Isso mesmo. A leveza da alegria e o desafio de manter a harmonia têm pesos iguais, e eles devem ser compartilhados sempre entre as duas pessoas! Feliz Bodas de Algodão!
Quer ver mais sobre as bodas de dois anos e outras comemorações? Clique no vídeo!