Casamento na primavera! 6 boas razões para dizer "sim" na estação das flores!
Todas os meses têm o seu encanto, é verdade. Mas é inegável que a "estação das flores" permite sonhar com enlaces românticos e com cores intensas, e tudo isso combinado a um clima leve. Querem saber mais vantagens para se casar nessa época?
"Quando a primavera chegava [...] nossos problemas desapareciam, exceto o de saber onde se poderia ser mais feliz". O escritor Ernest Hemingway resume bem o sentimento que toma conta quando a época mais florida do ano desponta: a sensação de recomeço depois do inverno, do despertar de um novo clima! A primavera não é somente inspiração para muitos artistas, mas também os de casais que estão planejando o seu dia C. Eles também usam a estação como fonte de ideias e aproveitam a sua chegada para potencializar a decoração do casamento, os seus looks nupciais e muito mais. Vejam as melhores razões para escolher um casamento na primavera!
Índice de conteúdo
1. Melhor época para casar ao ar livre
2. Flores para casamento baratas e bonitas
3. Decoração de mesa mais colorida
4. Combinações para as roupas dos noivos
5. Cardápio para festa de casamento
6. A iluminação ideal para fotos
Inscreva-se aqui!
1. Clima ameno: a melhor estação para casamento ao ar livre
Passados os meses frios do inverno, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, a primavera chega radiante e a temperatura em todo o país também sobe. O calor ainda não é tão forte como no verão e, por isso, o clima ameno é ideal para um casamento ao ar livre, realizando assim o desejo de tantos casais. Seja na praia, no campo, em sítios ou em fazendas urbanas, é possível pensar em um enlace que une elegância e descontração na medida certa.
- Saiba mais: Os melhores meses para casar no Brasil
2. As flores da primavera são as mais belas e mais em conta
Flores para casamento baratas e bonitas? Temos! Conhecida como a “estação das flores”, a primavera revela realmente a melhor faceta da flora nacional. As mais variadas espécies florescem de forma abundante, ficando especialmente belas nesta época do ano. Nada melhor e mais inteligente do que aproveitar esse privilégio, já que a produção das espécies em alta faz o valor cair! Misturem formatos e texturas para chegar às composições que mais combinem com a identidade visual desejada.
Nessa época existe mais possibilidade de encontrar tonalidades mais vivas e fascinantes, favorecendo muito o décor. Ou seja, é o tempo ideal para apostar em uma paleta alegre. Entre as espécies que os profissionais indicam para a decoração de casamento com flores, estão: camélia, gérbera (laranja), hortênsia, lírio, copo de leite, rosa (champanhe), cravo, flores-do-campo, calla e mosquitinho, entre muitas outras.
3. A exuberante decoração para a mesa de festa de casamento
Todas as estações têm um charme, mas o casamento na primavera permite que a decoração das mesas da recepção pareça de um verdadeiro conto de fadas! Isso porque a iluminação combinada às flores tem um efeito esplêndido, e isso vocês vão poder confirmar por meio das fotografias. Como são muitas espécies por um valor mais em conta, é possível abusar um pouco mais da beleza da nossa flora nacional na decoração de casamento simples, assim como no buquê da noiva.
- Veja também: O buquê ideal para a primavera e o verão
4. Os trajes dos noivos: o que vestir no casamento na primavera
Tanto os modelos de vestidos de noiva quanto os trajes dos noivos sempre devem ser adaptados à estação em que ocorre o enlace, e isso significa que, na primavera, o casal pode explorar acessórios que remetem ao clima (sim, isso inclui um buquê de flores de cor intensa!). Que tal investir naquela estética boho chic que tanto adoram?
Enquanto elas podem investir em coroas de flores e vestidos leves, jogando com transparências, efeito tatoo lace e mangas 3/4, os noivos podem aproveitar as boas temperaturas para vestir conjuntos claros e igualmente leves e, dependendo do estilo do dia C, podem até dispensar o paletó ou blazer. As cores pastéis são uma grande tendência para eles vestirem nesta estação.
5. O cardápio do casamento primaveril
O clima da primavera permite investir em cardápios leves, mas também com o ponto de requinte que um casamento merece. Se no verão a melhor aposta é por saladas, por exemplo, a primavera permite investir tanto em iguarias vegetais em pratos simples quanto em pratos mais elaborados, como risotos e frutos-do-mar com acompanhamentos mais criativos, e sem a preocupação de que podem estragar logo, por conta do clima. Com um pouco de criatividade, dá para montar cardápio simples de casamento tão apetitosos quanto coloridos.
- Leia ainda: Ideias para uma recepção original
6. Iluminação mais bonita e dias mais longos
A chegada da primavera proporciona dias mais longos e noites mais curtas. Isso significa que casamentos que começam de manhã ou durante a tarde terão sua duração prolongada, especialmente se vocês optaram por enlaces ao ar livre, com direito a uma bela luz natural e um efeito maravilhoso ao entardecer, no chamado golden hour. O motivo é autoexplicativo!
Para os casais que planejam um almoço ou um brunch, essa é a época ideal, já que poderão proporcionar aos seus convidados uma recepção à luz do dia, com um cardápio adaptado ao clima. O conforto térmico permite com que todos tenham maior disposição para dançar e aproveitar a festa sem o calor e o frio extremos. A satisfação e luz natural que emana de cada sorriso ficará mais evidente a cada registro fotográfico!
Dizer "sim" ao seu amor será emocionante de janeiro a dezembro, mas quanto mais elementos vocês puderem acrescentar para que esse dia seja o mais especial possível, melhor. E a primavera reserva boas razões para que vocês a escolham como a "sua estação". A primavera já está no ar, então vejam datas, pensem nos detalhes, escolham músicas emocionantes e cheias de significado para acompanhar cada momento. Escolher esses meses primaveris para dizer "sim, eu aceito" será a melhor (e mais florida) decisão!