11 Maneiras de personalizar o bem-casado
Um clássico dos casamentos brasileiros recebe embalagens diferentes que dependem do estilo do casal e da temática do evento. Separamos algumas ideias para personalizar esse doce tão popular.
Com uma massa macia e simples, feita apenas com açúcar, ovos, fermento em pó e farinha de trigo (segundo a receita tradicional), o bem-casado é o queridinho dos enlaces. O recheio também é um sucesso, variando entre "baba de moça" e doce de leite, e é servido aos convidados sempre ao final da festa, como uma deliciosa lembrancinha de casamento, um verdadeiro clássico.
Isso porque simboliza sorte, prosperidade, união e compromisso mútuo aos recém-casados. Além do sabor característico e de variações da receita, o bem-casado se destaca também pelas embalagens, e acaba sendo mais um elemento da decoração do casamento. E se vocês desejam personalizar cada item do dia C, esse não pode ficar de fora. Vejam alguns exemplos de como deixar os docinhos únicos.
1. Detalhes além do crepom e da fita de cetim
Esses são os itens mais comuns para embalar um bem-casado, mas você não precisam ater-se a eles. Podem fazer uso de papel crepom e uma bela fita de cetim, é só escolher a cor principal do décor do enlace para a fita e uma das cores secundárias para o embrulho, mas não fiquem apenas nisso. Acrescentar um pingente pendurado na fitinha será um detalhe delicado, sempre de acordo com a identidade da festa.
2. Tecido estampado
Se a identidade visual do enlace é colorida, com estampas florais, poá ou listrinhas, aproveitem a ideia para a apresentação do bem-casado. A embalagem ficará destacada em meio à decoração da mesa do casamento., e caso tenham separado uma mesa apenas para essa lembrancinha, podem usar a mesma estampa das toalhas das mesas dos convidados.
3. Renda
A renda dará um ar mais gracioso ao doce, especialmente se for um dos elementos mais presentes na decoração, no vestido de noiva de renda ou no convite, o que deixará tudo em harmonia. Uma ideia é colocar o papel que embrulha o bem-casado e a renda em contraste, se o papel for claro, renda com cor mais forte irá sobressair; se for escuro, combinará com a renda branca. Há também papel que imita renda, outra opção válida.
4. Juta com barbante
A dupla de juta e barbante fazendo o laço é perfeita para os bem-casados de enlaces que ocorrem no campo. Materiais essenciais na decoração de casamento rústico, eles dão um toque natural à lembrança, e transmitem a personalidade bucólica e romântica do casal.
5. Opções ecológicas: papel reciclado ou papel semente
A opção de papel reciclado é para casamentos que têm o mote sustentável, ideal para os casais que desejam evitar o uso excessivo de papelaria que será jogada fora. E nessa mesma linha, podem optar também pelo papel semente, sugestão interessante para o embrulho, porque pode ser plantado pelo convidado quando chegar em casa.
6. Caixinha estilo envelope
O mercado de embrulhos e papelaria produz embalagens prontas para montar, como as de envelope de quatro partes para fechar e proteger o bem-casado. Além de lindo, fica delicado, com um toque pessoal de DIY, e mostra o carinho com cada detalhe do dia C.
7. Sacolinha
Essa embalagem pode combinar com o estilo ou estampa do papel do convite de casamento, e irá facilitar na hora de os convidados carregarem a lembrança na saída da festa.
8. Caixinha
A vantagem das caixinhas, sejam de plástico transparente ou de madeira, é que são práticas para guardar a lembrancinha e entregar aos entes queridos e depois podem ser utilizadas como porta-joias ou qualquer outra utilidade que os amigos quiserem dar.
9. Em cones
A receita pode ser coberta por ganache de chocolate que endurece em formato de cone. Com um papel celofane ou um plástico transparente e um laço, vocês terão uma lembrancinha de casamento diferente.
10. Bem-casado no potinho
Se quiserem inovar, essa é a ideia! Em vez de preparar o doce no formato original, que tal oferecer esse clássico como se fosse um bolinho? Com duas ou três camadas intercaladas com recheio, e em um potinho de vidro elas ficarão visíveis. O próprio pote será outro presente, e podem dar junto com uma colherzinha. Mais charmoso, impossível!
11. Em canecas
Seguindo a sugestão anterior, vocês podem entregar o "bolinho de bem-casado" em uma caneca personalizada. Os convidados vão adorar porque tudo será aproveitado, e depois de se deliciarem com o doce, eles terão suas canecas para usar à vontade em casa.
Também levem em conta...
Podem surgir dúvidas de qual embalagem escolher porque são muitos tipos. Primeiro, vejam o que vai combinar com a decoração, o estilo e a identidade visual do enlace, se é mais elegante ou rústico, por exemplo. Com isso em mente, verifiquem o custo-benefício tendo em vista o valor da embalagem escolhida e o número dos convidados. Depois decidam se vocês vão embalar os bem-casados ou vão contratar alguém para fazer isso. A utilidade da embalagem também vai ajudar nessa decisão.
Em todas as sugestões citadas cabem alguns adereços para deixar a lembrança mais especial, como cartãozinho agradecendo a presença com o nome dos noivos e a data, e eles podem ser embalados com um plástico transparente para protegê-los.
O dia C deve ser especial do início ao fim. O bolo de casamento e os bem-casados são fundamentais, uma tradição que só acrescentará boas lembranças. Ao término da festa, seus convidados irão se lembrar de cada detalhes, e chegarão em casa com um sabor doce na boca e na memória... O que pode ser melhor?