As tradições e costumes dos nossos casamentos
Quando falamos de casamentos e tradições, nem sempre elas são as mesmas em todas as partes do mundo. Vocês sabem os significados de cada umas das tradições brasileiras e como surgiram?
Todos sabemos que as tradições variam de um lugar para o outro, de um país a outro. Seja o significado das lembrancinhas de casamento ou mesmo as cores que compõem o look e o vestido de noiva. Muitos casais, quando começam os preparativos da festa, entre as escolhas da decoração de casamento até as dúvidas entre o que melhor escrever no texto do convite de casamento, vão conhecendo as tradições que envolvem esse evento tão importante. Mesmo que os noivos busquem pela originalidade do evento, é difícil encontrar um casamento sem que pelo menos hajam pequenos resquícios das tão ricas tradições que temos nesse evento. E vocês, sabem o significado desses costumes ou como eles surgiram?
O vestido branco
Os vestidos de casamento nem sempre foram brancos mas, desde que a tradição começou, com a rainha Vitória, em 1840, a tonalidade passou a ser símbolo da pureza e virgindade da noiva que se entregava por primeira vez a um homem. A tradição ficou e permanece enraizada em nossa cultura, ainda que não se use apenas o branco imaculado, mas também outros tons vão ganhando lugar na paleta de cores dos modelos de vestido de noiva.
O véu
O véu tradicionalmente cobria o rosto da noiva e a protegia dos maus espíritos até que o noivo passasse a protegê-la. Pouco a pouco o rosto da noiva foi se descobrindo, mas o véu não foi eliminado e em suas diferentes formas protege a ternura da noiva e é um dos acessórios indispensáveis para noivas tradicionais, assim como o sapato de noiva branco.
Jogar arroz na saída
Ainda que no decorrer da história o que se lança em direção aos noivos venha sendo modificado, quando toca a música romântica de casamento para a saída, o arroz ainda se mantém como um clássico nesse momento. Simboliza os desejos de prosperidade e fertilidade para os recém-casados, e os convidados se divertem participando da brincaderia, desejando o melhor ao casal.
As alianças
Símbolo da união do casal que recebe a joia, as alianças são colocadas nos dedos dos noivos depois da troca os votos e, continuam sendo até hoje, tão importantes como sempre foram. A escolha do dedo para o anel (o anelar da mão esquerda) também possui muitas teorias e a maioria diz que, por ser o dedo por onde passa a veia do coração, ele representa o melhor o amor entre duas pessoas, mantendo o romantismo nos mínimos detalhes.
O buquê
Hoje em dia não é apenas o buquê de noiva branco que faz sucesso entre as noivas, mas o costume de lançamento continua presente quase que em todas as festas. Jogar o buquê é uma tradição onde se oferece a uma pessoa querida o desejo de que ela tenha a mesma sorte que a noiva. Se vocês optaram por outra brincadeira, sabendo o significado do buquê podem dar um toque pessoal mantendo o mesmo sentimento.
O bolo de casamento
Na antiguidade a tradição dizia que a noiva deveria cortar o seu bolo decorado de casamento e reparti-lo entre os convidados. Depois, os noivos começaram a cortar juntos, representando a primeira experiência da nova vida. Além do antigo significado, hoje em dia o bolo representa o encerramento formal da celebração da união e um momento em que os noivos agradecem a presença de todos e brindam com seus convidados o início dessa nova etapa da vida, onde eles percorrerão juntos o caminho.
Optando ou não por adotar esse costumes na festa, é sempre bom saber o real significado para poderem adaptar cada momento da festa com o estilo dos noivos, afinal de contas, cada casamento é único. Seja no lançamento do buquê de flores ou mesmo no momento emocionante do corte do bolo de casamento, deixe a marca de vocês registrada para que o dia seja incomparável.