As piores coisas que podem acontecer no dia do casamento... e como se prevenir!
Imprevistos acontecem e isso é um fato. Aqui listamos vários deles e mais uma série de cuidados que podem começar a ser tomados meses antes do casamento, para evitar dores de cabeça e viver com tranquilidade o grande dia.
Eis que depois de meses e mais meses de pesquisas, dúvidas, preparação e expectativa, chega o tão esperado dia e, com ele, a possibilidade de que nem tudo saia conforme o planejado. Imprevistos acontecem e podem acontecer alguns problemas como, por exemplo, com o topo, com a pontualidade de padrinhos e madrinhas, com o clima, com mosquitos em excesso no casamento ao ar livre... Para que o dia seja perfeito mesmo com imprevistos, é importante ter algumas notas mentais que garantam a sua tranquilidade. A principal delas é ter quase como um mantra a promessa de que, não importa o que aconteça, você não vai se preocupar neste dia. Todo o tempo de antecedência pensando nos detalhes da data não traz apenas conforto, alegria e satisfação no dia, mas também é capaz de blindar os pombinhos de terem uma crise de ansiedade diante uma eventualidade que não estava prevista.
Então apenas relaxem e certifiquem-se de aproveitar o momento ao lado das pessoas para quem enviaram os convites. Afinal, vocês, como pessoas prevenidas que são, já tomaram algumas providências prévias para que qualquer acidente seja resolvido prontamente caso surjam. Quais seriam essas precauções? A gente mostra na lista a seguir com os problemas mais recorrentes e como fazer para que eles não estraguem a celebração.
- Ajuda especializada
- Iluminação: um gerador de energia
- Chuva no dia do casamento
- Noiva menstruada, e agora?
- Imprevisto com a pele
- Pista de dança
- As despedidas de solteiro(a)
- Melhor remédio: bom humor!
Contra imprevistos, conte com ajuda especializada
A última coisa que o casal precisa fazer no dia é “sujar as mãos”. Isto é, não deve caber a vocês resolver nada no grande dia, apenas devem aproveitar a celebração e festa. Transfira essa responsabilidade a algum profissional com experiência para cobrar o atraso de algum fornecedor, providenciar a contratação de algum serviço menor de última hora, apressar as madrinhas atrasadas enquanto aprontam seus penteados para festa de casamento.
A contratação de um cerimonislista ou assessor de casamento é o grande “pulo do gato” para evitar dores de cabeça. Imagine o quão problemático seria ter de ficar com o telefone na orelha checando as entregas dos fornecedores no grande dia. E em como isso drenaria a sua energia de vocês ao final do processo. Ao contratar este tipo de profissional, o chamado wedding planner, busquem nomes com boas referências e recomendações e cheque com quem já contou com seus serviços.
>> 5 Imprevistos que apenas um profissional de casamento saberá resolver
Encontre wedding planners para o seu casamento aqui!
Faça a luz mesmo quando ela acabe
Já imaginram ficar sem luz bem no dia do casamento? Por isso, antes de reservar o espaço, verifique se ele possui ou não um gerador próprio de energia. Se não tiver, pesquise as condições para contratar um, caso precise: preço, condições de pagamento, disponibilidade imediata e tempo de antecedência para fazer a contratação. Talvez não seja necessário usar o gerador na festa, mas melhor prevenir do que remediar. Uma casamento à luz de velas será romântico, mas pode não ser prático!
Previna-se da chuva pois ela pode acontecer
Como as celebrações são marcadas com grande antecedência, é impossível prever o clima do grande dia, mas uma dica é tentar escolher os meses que apresentam menos incidência de chuva. Isso, por si só, já melhora a probabilidade de o casal casar com o céu limpo. Se a intenção for celebrar a união ao ar livre, cabe escolher locais para a cerimônia e festa que também tenham espaço para opção indoor, ou seja, para um casamento coberto. Pesquisar fornecedores de tendas e contratar previamente também é uma alternativa.
Contrate uma tenda para casamento
Certifique-se para não menstruar no dia C
Ficar menstruada em um dia que tende a vestir branco ou tons claros é o pesadelo de qualquer noiva. Uma solução é usar o calendário a seu favor e escolher uma data fora da época em que estará “naqueles dias”. Mas como isso não é garantia, é recomendável que visite a sua ginecologista meses antes de marcar a data, para conversar sobre possíveis soluções para prevenir a menstruação. Se ainda assim tudo der errado, use mais de um tipo de absorvente, inclusive uma calcinha que detenha o fluxo.
Cuide-se contra o surgimento de espinha
No carrossel de emoções que são os preparativos para o casamento, é esperado que a pele reflita as horas a menos de sono, a alimentação desregulada e, com isso, tenha o seu aspecto piorado. Por isso, é fundamental que vocês estejam sendo acompanhados por um dermatologista. Veja com ele uma rotina de cuidados com a pele que devem ser iniciados meses antes da cerimônia, incluindo a possibilidade de fazer peelings. Com isso, vocês terão menos chances de uma espinha monstro surgir bem no dia do casamento.
Contem também com a maquiagem para ajudar a disfarçar as imperfeições da pele e busque cuidar da sua saúde, apesar de todo o estresse. Sua pele irá refletir a condição dela.
>> Kit da noiva: 10 itens indispensáveis para todas as emergências!
Agite a pista de dança com as músicas certas
Que tal repassar com o DJ contratado as músicas que ele tocará na festa? Uma playlist que desagrada pode acabar com o clima para qualquer dança. Um casal evangélico tende a querer ao menos algumas músicas gospel para casamento entre as que serão tocadas, o que não acontecerá entre pombinhos ateus. Combinar com o profissional as canções que devem ou não ser incluídas é garantia de sucesso. Procurem mesclar vários estilos musicais e as aquelas músicas que embalam há anos ou décadas. Essa é a fórmula perfeita para agradar a todas as faixas etárias.
Cuidado com os excessos nas despedidas
É comum que amigos e amigas organizem uma festa daquelas antes do casamento como um rito de passagem. As despedidas de solteiro e solteira, no entanto, podem se tornar uma grande dor de cabeça se a diversão passar da conta. Procure juntar às celebrações, sua e a do seu par, pessoas que ficarão incumbidas de monitorar o casal. Eles ficarão responsáveis por alertar a pessoa no caso de excesso de ingestão de bebida e a tentativa de acrobacias, por exemplo.
Bom humor é a melhor forma de lidar com imprevistos
Desesperar-se só irá levar o casal ao estresse e consumirá a energia de forma desnecessária. Contra pequenos imprevistos contra os quais nada se pode fazer, ria da situação. Uma daminha que dorme, um desequilíbrio do noivo no altar e uma trapalhada ao ler os votos são alguns exemplos de contratempos simples que podem ser resolvidos com gargalhadas. Adaptar-se é o melhor remédio. Na pior das possibilidades, os causos sempre rendem boas risadas e histórias, colaborando para tornar o momento (ainda) mais inesquecível, principalmente se acontecer às vistas de todos.
Cuidados tomados, curtam tudo nos mínimos detalhes. Vejam como seus amigos e familiares estão deslumbrantes para brindar com vocês a ocasião. A celebração do amor do casal foi capaz de juntar tantas pessoas queridas no mesmo lugar, ao mesmo tempo, que deve ser aproveitada a cada segundo. Por isso, digam não à timidez e proponha um brinde ao dia, até mesmo pelos contratempos que podem surgir e que marcarão a memória de todos!