Etiqueta de casamento em tempos de redes sociais: 6 dicas de ouro para fugir das gafes!
Em tempos de redes sociais, novas etiquetas são discutidas, especialmente quando se trata de eventos em que muitas pessoas estarão presente. E, para noivos e convidados, é sempre de bom tom saber a hora de postar e de não postar! Vejam essas dicas!
Uma mulher chamada Hailey viralizou nas redes sociais após cometer uma gafe em uma festa de casamento. Pensando que os noivos haviam esquecido de servir o bolo, ela simplesmente resolveu cortá-lo por conta própria. No entanto, ainda não era o momento e, é claro, não era ela a pessoa que deveria cortar, não é mesmo? O vídeo ganhou milhões de visualizações no TikTok e até a noiva comentou na postagem: “Como a noiva cujo bolo é este – ela está formalmente perdoada e aprendeu a lição de etiqueta de casamento”. Mesmo a noiva perdoando, essa é uma lembrança que marca negativamente uma ocasião que devia ser apenas de bons momentos. E é mais uma mostra dessa relação tão delicada que envolve casamentos e redes sociais.
Uma postagem fora de hora, uma marcação inconveniente ou mesmo uma menção inapropriada em relação a uma cerimônia podem banir definitivamente a pessoa de futuros casamentos e, em vez de adicionar novos amigos, poderá perder os que já tem. E não apenas os convidados são passíveis de cometer erros. Os noivos também precisam ficar atentos às novas regras de conduta das redes sociais para que possam fazer bonito e ganhar muitas curtidas. Por isso, separamos algumas dicas de ouro para fugir das gafes.
- 1. Privacidade dos noivos
- 2. Check in or not check in
- 3. Mar de celulares
- 4. Transmissão ao vivo
- 5. Presentes
- 6. Se beber, não tuíte
1. Privacidade dos noivos
Pelo sim, pelo não: importante observar o desejo dos noivos no que diz respeito à privacidade e divulgação das fotos e vídeos do casamento. Se pediram pra não fotografar, o jeito é deixar o celular guardado. Já outros noivos criam até uma #hastag do casal com uma plaquinha pedindo para os convidados usarem ao postar. É uma forma de reunir tudo e proporcionar a possibilidade de ver tudo com calma quando tiver mais tempo. Na dúvida sobre o código das redes do casamento, procure pela assessoria de casamento ou pergunte diretamente ao casal, para se informar e não cometer nenhuma gafe.
2. Check in or not check in
Chegou ao local da cerimônia e o dedo coçou para fazer check in (colocar a sua locacalização nas redes sociais)? Não é que seja proibido, apenas cuidado para não postar imagens que divulguem muitos detalhes do local antes que o noivos tornem claro que não há problema. Lembre que é possível que vários convidados ainda estejam para chegar, e também merecem se surpreender com o local, e até os noivos!
3. Mar de celulares
Sabemos que muitos convidados ficam tão empolgados com a celebração, que até esquecem de dar o espaço que os fotógrafos precisam para registrar os noivos. Resultado: fotos de casamento com vários braços esticados e celulares a postos no meio do caminho. É importante usar o bom senso. Por isso, querido convidado, atenção ao fotografar e/ou filmar a cerimônia. Fique no seu quadrado e evite esticar o braço em busca do ângulo perfeito. Acredite, os fotógrafos e videomakers pegarão imagens ainda melhores.
4. Transmissão ao vivo
A cerimônia é algo íntimo para o casal, por isso mesmo eles só convidaram as pessoas importantes para ambos neste momento. Então não cabe aos convidados fazerem transmissões ao vivo ou imagens em tempo real para terceiros. O melhor é curtir a cerimônia e aproveitar todas as emoções longe do botão “ao vivo”. O mesmo vale para o casal, que certamente não convidou todos os seguidores de suas redes. Escolher o “ao vivo” na hora do casamento se torna deselegante, pois pode magoar e gerar ciumeira por parte de quem não foi convidado.
5. Presente dos noivos
Os presentes que os noivos receberem devem ser agradecidos individualmente após o casamento. Compartilhar o que ganhou de cada um pode gerar uma espécie de competição, que não levará a lugar algum. Falar sobre qualquer assunto que envolva dinheiro, seja contando o valor do anel de casamento ou os gastos realizados na festa pode constranger as pessoas, então noivos e convidados: escolham bem o círculo virtual por onde compartilham esse tipo de informação.
7. Se beber, não tuíte
Esse ditado ganhou força nas festas de casamento justamente porque, quanto mais alegrinhos os convidados ficam, mais desejam compartilhar essa alegria com seus seguidores. Na dúvida, é melhor se manter longe do celular para não se arrepender das postagens no dia seguinte. Além disso, vai aproveitar muito mais os momentos com as pessoas ao redor.
As etiquetas sociais não são uma regra rígida, mas são de bom tom! Alguns casais são extrovertidos, querem colocar o seu dia C nas redes, outros são mais reservados, e preferem discrição. Na dúvida, é sempre melhor "pecar para menos". E caso surjam questões sobre o casamento, o mais indicado é fazer as perguntas em privado para os anfitriões.