As diferentes caras do amor: qual é a sua?
O amor é sempre um tema complexo, já que cada pessoa pode externalizar esse sentimento à sua maneira. O que é certo, porém, é que existem algumas categorias que podem classificar o tipo de amor de maneira generalizada. Confira qual é o sua!
O amor nunca é um tema de fácil compreensão, já que pode ser entendido como um sentimento muito pessoal, o que faz com que cada indivíduo possa senti-lo e expressá-lo de uma maneira específica. Porém, existem algumas categorias gerais que definem a essência do sentimento, por mais individual que ele seja. Para explicar melhor, tomemos como exemplo os vestidos de noiva: existem incontáveis modelos (desde os prontos até os vestidos feito sob medida), mas todos eles podem ser categorizados de acordo com os padrões que apresentam, como os tipos de decote, corte, comprimento, etc.
Ainda que possamos caracterizar cada tipo de amor em uma classe, pode ser que o sentimento entre você e a pessoa amada apresente mais de uma das definições abaixo, e, assim como as camadas de um bolo de casamento, que juntas podem render a combinação ideal, vocês forma o par perfeito. Leia abaixo nossa explicação para as diferentes caras do amor, e encontre em qual(ou quais!) o amor de vocês se encaixa.
Amor Romântico
É baseado na intimidade aliada à paixão, uma combinação que surge quando os apaixonados sentem entre eles uma atração tanto física quanto emocional, ainda que seu sentimento não se vincula a uma relação baseada em compromisso. Ou seja, apesar de parecer tudo maravilhoso e estarem vivendo um amor tão forte e infinito quanto Romeu e Julieta, os pombinhos ainda não pensam se serão eles os próximos noivinhos para bolo de casamento – o que pode ser um grande fator que deixa essa união leve e agradável.
Amor Companheiro
Agora sim: esse é o tipo de amor que surge da relação entre intimidade e compromisso, ambos se preocupam com o bem-estar do outro, porém sem a presença da paixão. Esse estilo de amor cria uma união baseada em apoio, compreensão e comunicação, e é muito comum em casais que já perduram por muitos anos e, apesar de não sentirem mais a atração física e paixão que podem já ter sentido um dia, criaram uma relação que vai muito além da conjugal.
Amor Irrefletido
É o amor que surge da paixão seguida do compromisso, ou seja, quando um casal assume uma relação e um comprometimento apenas por paixão antes de terem o tempo necessário para criarem intimidade. Pode estar atrelado a muitos motivos, mas aconselhamos ao casal que, antes de começarem a sonhar com a decoração de casamento rústico que gostariam para o seu grande dia, ou com o primeiro apartamento de vocês, esperem até conhecer as diferenças e semelhanças que podem influenciar bastante na relação do casal.
Amor Platônico
É aquele amor unilateral que surge de uma ficção e de um ideal criado por uma pessoa sobre outra, e que só existe pelo fato de que este sentimento é desconhecido pelo ser amado. Quantas vezes já não vimos pessoas escrevendo cartas e frases curtas de amor que nunca tiveram coragem de entregar à pessoa que dizem amar tanto?
Amor à primeira vista
Quando existe uma paixão sem a presença de intimidade e compromisso, causada geralmente pela atração física – ou seja, pode ser um sentimento tão superficial que é capaz de acabar tão rápido quanto surgiu.
Amor vazio
É um sentimento baseado no compromisso, mas sem paixão e nem mesmo intimidade – situação bastante comum nos dias de hoje entre casais que se comprometem por outros motivos (filhos, por exemplo).
Amor Consumado
Finalmente, é o tipo de amor que conta com os principais requisitos para criar uma relação sólida e aparentemente indestrutível: paixão, intimidade e compromisso estão presentes na relação desses amantes. Se vocês já se encaixam nessa categoria, estão mais do que prontos para embarcar em uma longa jornada juntos – e agora sim pode ser a hora de pensar em modelos de convite de casamento e outros detalhes do seu grande dia!
Cada casal tem um trajétória e o amor pode ser apresentado de muitas formas diferentes.Vocês podem ter começado com um tipo de amor, e depois evoluído para outras formas de amar. O importante é que o sentimento seja mútuo, que haja respeito e que, quando escutarem a música de casamento escolhida, e começarem a dar os primeiros passos em direção ao altar, estejam na mesma página.