Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Os metais das alianças e dos anéis de noivado: qual é o ideal pra vocês? 

Durabilidade, facilidade de manutenção e estética são algumas das características a serem consideradas para escolher os anéis que simbolizam o laço e o compromisso do casal. Conheçam os materiais das alianças e escolham o metal ideal para vocês.

Ainda sem as alianças para o casamento? 💍
Peça informações e preços a negócios de Joalheria perto de você

Dupla Essência Fotografia

Nenhum outro objeto é tão simbólico numa união do que as alianças de casamento. Elas são a materialização da vontade dos corações apaixonados de construir uma história juntos e formar uma família. Têm função mais importante e mais significativa no matrimônio. Por isso, a escolha dos materiais dos anéis não pode ser uma decisão baseada unicamente no desejo de economizar ou de seguir uma moda. É fundamental pensar nas alianças e metais.

Tem-se que olhar para o custo-benefício, botando na balança fatores como a durabilidade e facilidade de manutenção das peças. Depois de ponderar questões como estas, talvez o casal chegue a conclusão de que valha a pena economizar em outros itens para investir em alianças mais resistentes. Seja qual for a conclusão, reunimos neste artigo algumas informações sobre os diversos tipos de metais usados nas alianças para que a decisão seja bem fundamentada. Da platina ao aço, pesem os prós e contras.  

Janaina Carvalho Fotografia

Ouro

Se sua preferência é pelo material dourado, saibam diferenciar os quilates (14K, 18K, 24K), que indicam a quantidade de ouro, o quanto há dele no item, sendo um indicativo de percentual no qual o ouro 24K representa o material puro. Os 18 quilates devem ser lidos como 18 partes de ouro para 6 partes de outros metais. Logo, tem pureza de 75%. No de 14 quilates, a proporção é de 14 para 10 partes (58,5% de presença).

O ouro puro é macio demais para fazer joias. Outros metais são adicionais para dar liga, o que confere resistência e a dureza aos anéis. Dúvida comum também é o impasse entre o ouro amarelo ou ouro branco. No primeiro, a liga possui cobre, prata e zinco. No branco, outros metais (como níquel, manganês e paládio) são adicionados para obter o tom prata. Além disso, o ouro branco geralmente é revestido com ródio para remeter à platina. Revestimento este que irá se desgastar, revelando o tom amarelado inferior. Por isso, o ouro branco precisa ser substituído de tempos em tempos. Uma vantagem do ouro (de qualquer tipo) é que, embora ele possa ganhar arranhões, possui manutenção fácil. Lembre-se apenas que o branco custa mais e precisa de mais visitas ao joalheiro depois de se divertir com as músicas para festa de casamento.

Calais Fotografia

Platina

A platina é o mais precioso dos metais, e a escolha perfeita para os casais que não se assustam com os preços. É mais raro na natureza e, portanto, mais caro. É mais durável que o ouro e a prata, e também mais pesada, por ser extremamente densa. Não desgasta ou mancha como outros materiais, assim como não é suscetível à corrosão.

Esse material requer limpeza regular para que sua aparência não mude. Caso o contrário, as impurezas irão a formar uma película na superfície que deixará a peça opaca. Atenção: embora a platina seja resistente aos arranhões, ela não é à prova deles (ainda que se consiga removê-los). Geralmente é misturada com outros metais afins, como o irídio, ósmio, paládio, ródio e rutênio. 

Paládio

O paládio é um membro mais acessível da família da platina. Pode ser definido como um metal prateado macio com características semelhantes a ela, como cor, durabilidade e raridade, sendo somente menos denso – e mais barato. É naturalmente hipoalergênico e durável, ideal para peles sensíveis.

Kadu Bastos Foto e Filme

Prata

A prata possui o tom mais frio de todos os metais. Quando 100% pura, é difícil para aplicações em joias por ser muito macia. O revestimento de ródio é frequentemente adicionado, protegendo-a de manchas. Com os cuidados adequados, pode manter uma aparência polida e brilhante por muito anos, tal como a receberam enquanto declamavam frases curtas de amor nos votos. A principal vantagem da prata é a de ser muito mais acessível do que o ouro e possuir boa durabilidade, mas por ser um metal de fácil oxidação, requer cuidados para manter a conservação.

Fênix18K

Titânio

O titânio resumido em três palavras é prateado, leve e forte. Resistente à corrosão, é perfeito para quem está constantemente em contato com a água do mar ou cloro, além de ser econômico. A única ressalva é que ele é difícil de ser redimensionado e de receber gravações.

Aço

O aço representa economia e qualidade. É durável, resistente à arranhões e antialérgico. É comum alianças feitas de aço com detalhes em ouro ou platina. Assim como o tungstênio, os anéis de aço não podem ser ajustados depois de prontos.

Cristiano Massoqueti Fotografia

Tungstênio

Este metal vem ganhando espaço no mercado das alianças de noivado. Metal muito duro e cinza, é popular entre os homens pelo visual sóbrio, valor acessível e durabilidade. São densos, à prova de riscos e requerem pouca manutenção. No entanto, ele pode se quebrar quando submetido a alto impacto e não pode ser redimensionado. Uma curiosidade sobre os anéis de tungstênio é que eles podem ser banhados em ouro ou ganhar uma mão de tinta, e seguirão perfeitos. 

Alessandro Alves Fotografia

Do envio dos convites aos demais preparativos, todo o ritual da união tem na troca das alianças como momento-chave que simboliza o amor do casal. É de olho neste instante que a escolha do par de peças promete ser um dos afazeres mais icônicos e emocionantes nos longos meses até a cerimônia. Não se apressem, ponderem bem e curtam esse processo. 

Ainda sem as alianças para o casamento? 💍
Peça informações e preços a negócios de Joalheria perto de você