Arranjos suspensos para um décor boho com encanto no seu dia
Há diversas formas de decorar a festa com vasos pendentes e outros acessórios para harmonizar com o estilo do casamento e otimizar espaço. Confiram as sugestões que reunimos para criar composições incríveis!
Pensar na decoração do casamento vai além de identificar o estilo escolhido pelo casal para deixar o ambiente agradável, também é uma questão de utilizar bem o espaço e pensar na acessibilidade de todos. Tengo isso em mente, a proposta de arranjos suspensas no décor, apontados como uma das grandes tendências do ano, favorece a movimentação dos convidados e economiza espaço se forem celebrar em um local grande ou pequeno, aberto ou fechado. Com isso, evita possíveis acidentes com crianças (e até pets!), já que ainda não sabem lidar com as plantinhas próximas ao chão.
As plantas suspensas realçam o visual, criam um clima de leveza e trazem benefícios à saúde porque melhoram a qualidade do ar, principalmente se a recepção for marcada em um dia de calor. Em ambientes externos, as plantas pendentes dão um charme a mais nas tendas do altar e é uma ótima forma de explorar até os cantos mais esquecidos e imprevisíveis.
Tipos de material
-
Tricô
A base da planta ou o adorno do vaso pode ser feito de tricô. O cru dá um ar mais rústico e boho à decoração, e a lã colorida traz alegria, descontração e combina com a paleta eleita para o décor.
-
Macramê
Técnica de tecelagem antiga feita à mão, consiste em trançar fios e atar em nós. As alças de macramê funcionam como suporte para plantas, aumenta o aconchego do ambiente e favorece o clima campestre do enlace.
-
Kokedama
Outra técnica para envolver uma planta é japonesa e se trata de envolver as raízes em uma esfera de musgo, substrato e argila, o que dispensa o uso de vasos e torna o visual mais natural. As lindas esferas verdes com as flores cabem em qualquer lugar e podem ser penduradas para enfeitar o canto da mesa do bolo e doces e em outros pontos do local da recepção.
-
Treliça de metal
O material é fixo no teto para serem colocados vasinhos e plantas pendentes. Ideal para quem almeja uma festa no estilo industrial ou boho chic.
-
Vasos e luminárias
Para um efeito mais moderno, aposte em vasos pendurados com cordas integrados às luminárias pendentes. As flores podem ser de uma só cor ou mais tons complementares, para um mix minimalista.
-
Potes ou garrafinhas de vidro
Vocês podem reaproveitar potes de conserva, pequenos vasos de vidro esféricos ou garrafinhas suspensos para plantar as flores junto aos bulbos de luz, ou simplesmente preencher os recipientes com água e colocar as flores pelo caule.
-
Pergolados
É uma estrutura de madeira ou metal decorativa usada para gazebos em casamentos ao ar livre. Pode se enfeitado com plantas em cima e nas laterais, além de luminárias ou fios de LED.
-
Lâmpadas
Coloque várias formando uma cortina atrás da mesa principal ou em uma corda para enfeitar o gazebo ou outro local que vocês queiram esse efeito que vai do moderno ao vintage. Fáceis de preparar e em harmonia com vários estilos de decoração, é possível usar as lâmpadas para outro fim: elas podem servir de vasinhos para cultivar pequenas plantas.
-
Prateleira e pedaços de corda
As plantas suspensas podem estar em pequenas prateleiras ou em várias presas por cordas, como se fossem um balanço para as plantinhas. Esse suporte fica bom em enlaces praianos ou no campo.
Tipos de plantas e flores
As espécies ideais para colocar o verde e as cores das plantas no teto ou em lugares mais altos são aquelas que ficam pendentes, ou seja, que o caule cresce em direção ao solo. Por exemplo, a samambaia, a jiboia, espécies de bambu, a hera e peperômia ficam lindas em arranjos suspensos com as folhas caídas causando um efeito lindo no décor.
Folhas de eucalipto podem incrementar a produção, além de deixar um cheiro refrescante no ar. Outras plantas que podem ser usadas nesta proposta são: ivy, trapoeraba roxa, lambari e monstera oblíqua. Sem esquecer das queridas suculentas e dos cactos que podem enfeitar vasinhos no alto também.
Incluir as plantas suspensas na decoração do casamento vai valorizar ainda mais o espaço e até criar ambientes aconchegantes, especialmente se a ideia for fazer lounges, além das mesas para as refeições. O verde é um verdadeiro curinga em qualquer tamanho de local. As plantas próximas do teto são acessíveis, garantem um visual prático e original, além de transmitir energia e harmonia ao dia C.