Anéis e alianças de casamento: guia completo para acertar na escolha
Como acertar no tamanho, na espessura e escolher o material perfeito? Para contribuir com essa escolha, Casamentos.com.br preparou um eBook com as dicas para definir a aliança de compromisso perfeita e preservá-la por tanto tempo quanto a sua união.
Os anéis de compromisso e noivado, seguidos das alianças de casamento, estão entre os itens mais simbólicos e tradicionais relacionados ao matrimônio. Daí a importância de escolher um par que realmente possa representar o casal, já que estarão nos dedos todos os dias! Segundo pesquisa de Casamentos.com.br, o tempo médio para encontrar a aliança de casamento é de três meses.
Nesse período, os noivos visitam mais de quatro joalherias e experimentam cerca de 27 modelos. Escolher a joia, portanto, não é uma tarefa fácil, mas vamos facilitar a sua vida para encontrar o modelo ideal! Para isso, passe por esses sete pontos.
Índice de Conteúdo
- 1. A história do símbolo do amor para toda a vida
- 2. Estilo: forma, formatos, desenhos e acabamentos
- 3. As cores e os tipos de metais
- 4. Como acertar o tamanho do anel e da aliança
- 5. Como acertar a espessura: a forma da sua mão importa
- 6. Cuidados para preservar a joia
- 7. Curiosidades
Baixe aqui o seu eBook gratuito!
1. A história do símbolo do amor para toda a vida
Usar uma aliança no dedo anelar da mão esquerda tem um simbolismo profundo e milenar. Os chineses acreditavam que o dedo anelar era perfeito para receber um anel que simbolizasse a união de um casal. Para eles, cada um dos dedos da mão representa uma conexão familiar. O dedo do meio representa a pessoa em si; os dedos polegares representam os pais; os indicadores, os irmãos; e os mindinhos, os filhos. O dedo anelar é a representação do casal.
Convidamos você a fazer o mesmo teste, para entender esse raciocínio! É fácil: junte as suas mãos e entrelace os seus dedos e tente subir um por um, junto com os pares correspondentes, sem levantar os demais. Primeiro, levante apenas os dedões, depois os dedos indicativos, seguidos pelos dedos do meio e dos mindinhos.
Agora tente subir os dedos anelares e veja o resultado desse desafio: uma vez as mãos juntas e os dedos entrelaçados, esse é o único par de dedos impossível de levantar. Para os chineses, essa era a explicação perfeita para mostrar o quão forte e indissolúvel é a conexão entre duas pessoas que se amam e, por isso mesmo, o dedo anelar se mostrava perfeito para levar o símbolo de amor e o compromisso eterno do casal.
Há estudos que indicam que os egípcios usavam a aliança para expressar o laço matrimonial desde 2.800 a.C. no dedo anelar, e que os gregos contribuíram para espalhar essa tradição por acreditarem que a aliança simbolizava cuidado e afeição. Os romanos, por sua vez, acreditavam que o dedo anelar tinha uma veia ligada diretamente ao coração, a chamada vena amoris e, além de afeição, a oferta do elo também representava a intenção de posse.
Hoje sabemos que em ambas as mãos há veias que estão ligadas ao coração, mas a tradição permaneceu ao longo dos séculos e, a partir do século IX, a Igreja Católica também fixou a aliança como símbolo de compromisso, sendo a representação da união e a fidelidade dos casais.
Sejam de ouro, prata ou outro metal, formadas por pares idênticos ou distintos, especialmente adornadas com pedras brilhantes ou não, os anéis e as alianças de casamento são mostras de amor e companheirismo para todo o sempre.
Neste artigo, explicamos por que usar a aliança na mão esquerda e o anel de compromisso na mão direita: Anel de noivado e aliança de casamento: entendam as diferenças e em que mão usar!
2. Estilo: forma, formatos, desenhos e acabamentos
Escolha aqui as joias do seu casamento
São inúmeros os estilos e formas, adornos e cores, além das vantagens e desvantagens na escolha dos metais usados na confecção de anéis de compromisso e alianças de casamento. Por isso mesmo, o casal deve pesquisar muito antes de comprar a joia.
A dica é levar em conta três fatores: priorizar a qualidade do metal, encontrar um modelo que caiba no orçamento, e respeitar o estilo de cada uma das pessoas do casal. Seguir esses itens fará com que se sintam mais seguros e mais próximos do melhor custo-benefício para vocês.
Outro ponto importante é ter em mente que as alianças do par não precisam ser idênticas. Isso porque cada pessoa tem o seu estilo e a sua cor preferida por anéis.
Se o seu companheiro ou companheira prefere uma aliança de prata e você, uma aliança de ouro, a diferença de metais não deve gerar problemas. Pelo contrário: respeitar a individualidade do outro mostra que o casal entende que há diferenças de gostos e desejos, e que respeitá-los é um requisito fundamental para dar o passo definitivo em direção ao altar.
Formatos e acabamentos
Há duas diferenças iniciais para considerar quando o assunto é o formato das alianças: as que são retas – ou seja, quando a parte interna do anel encosta no dedo – e as que são anatômicas – quando a parte interior não gera tanto atrito com o dedo.
Depois de decidir pela forma do anel por inteiro, é a vez de definir o formato das laterais. É possível achar vários estilos excêntricos e diferenciados, mas os quatro tipos mais usados são:
- Borda reta: também conhecida como quadrada, as extremidades são retas, proporcionando mais conforto no dedo;
- Abaulada ou redonda: o contorno é arredondado e o interior é liso. O padrão é que seja confeccionada a partir de dois até sete milímetros;
- Canto chanfrado: são cantos inclinados, que criam um efeito de maior volume na aliança;
- Côncava: a concavidade é produzida por uma curva que afunda levemente no meio, e deixa as laterais da aliança mais proeminentes
A partir disso, o design do anel pode assumir muitas propostas. Os anéis e as alianças podem levar, por exemplo, um coração ou duas partes que, quando unido o par, forme um coração; dois ou mais metais; a gravação dos seus nomes vazada no metal ou qualquer outro desenho martelado e sutil que tenha algum significado para o casal. Neste artigo, damos várias ideias de frases para serem gravadas: O que gravar nas alianças? 35 ideias de frases originais para os casais.
Quanto aos acabamentos, os anéis e alianças de casamento podem ter três tipos: polido, fosco e diamantado. O acabamento polido deixa a joia lisa e reluzente. Já o acabamento fosco, conhecido também como escovado, não tem brilho ou tem um brilho mais discreto. Por último, o diamantado tem a superfície cheia de entalhes como, por exemplo, os brilhantes.
3. As cores e os tipos de metais
A cor dos anéis de compromisso e das alianças de casamento é determinada pelo metal ou pela mistura de metais neles presentes.
Na Comunidade de Noivos, fórum onde você pode encontrar casais de todo o País, e que está no aplicativo e na página web de Casamentos.com.br, um duelo sobre alianças mostrou que, quando o assunto é a cor, 63% dos 1.298 noivos e noivas que votaram preferem um anel de ouro tradicional em contraposição ao anel de ouro branco.
Não é por acaso que o ouro é o metal mais popular e mais vendido para a cor das alianças. Como é um metal nobre, a garantia de durabilidade do ouro é para toda a vida. Você pode até amassar a aliança, mas o metal permanece ali: permanentemente valioso. E pode ser trabalhado em diferentes quilates para aliar custo e benefício.
O ouro 24k é considerado o mais puro e o mais frágil; o de 18k é considerado ideal e mais comum na fabricação de anéis; e o de 14k, que possui 58,3% de pureza, é o mais barato.
As misturas de metais também são possíveis e bem-vindas. É uma forma de tentar conciliar durabilidade e beleza do material nos casos de orçamentos mais econômicos. Tanto as alianças em ouro amarelo como as peças em ouro branco trazem ouro 24K na sua composição. Porém, dependendo da mistura, o ouro se apresenta com novas tonalidades.
Por motivos de gosto e custo, o ouro amarelo não é unanimidade. Existem muitos casais que optam pelo ouro branco, ouro rosé, prata, platina, titânio e tungstênio.
Optar por uma cor menos popular para os anéis de compromisso e alianças de casamento é uma forma de indicar a singularidade do casal, que prefere apostar na sua preferência de cor a seguir a tradição, e está seguro da decisão que foi tomada.
O ouro branco tem encantado muitos casais. O branco é obtido através de uma mistura de ligas metálicas – platina e paládio – o que torna a peça resistente e durável. O acabamento recebe ainda um banho de ródio para um prateado mais brilhante. Ao contrário do que se imagina, um anel nessa cor pode não ser o mais barato.
Também requer uma maior manutenção: com o passar do tempo, precisará de um novo banho de ródio para retomar o brilho e uma camada extra de proteção. Aqui você encontra mais detalhes sobre esse metal: As alianças de casamento podem ter outro visual... Já pensaram no ouro branco?
Já o ouro rosé é outra ideia para sair do comum e, ano após ano, vem sendo tendência para anéis de noivado e alianças de casamento. O tom rosado é conseguido através da mistura do ouro puro com a prata e o cobre e remete ao requinte e à graciosidade de quem usa a joia. Por levar uma mistura de metais, o casal que optar por essa cor se deparará com uma diferença de preço quando comparados ao ouro e ouro branco. No entanto, se algum de vocês for alérgico ao cobre, é recomendado repensar a escolha.
A prata, por sua vez, é o metal mais usado para simbolizar o compromisso do namoro, antes do noivado. Há muitos modelos no mercado com esse metal que, geralmente, é mais econômico. Já a platina é ideal para o casal que quer um resultado mais formal que o dado pela prata, mas também deseja manter a tonalidade cinza claro. Classificada como metal nobre e mais raro que o ouro e a prata, a platina é confortável e imbuída a metais preciosos para um brilho autêntico.
Outras propostas de metais são o titânio e o tungstênio. Esses são metais com uma tonalidade mais escura da prata, chegando ao preto, como é o caso do titânio, que tem como vantagem, além da beleza e da leveza, a resistência a riscos.
O zircônio preto e o carboneto de tungstênio são outros metais contemporâneos com propriedades semelhantes. O carboneto de tungstênio é uma liga inox que não amassa, dificilmente risca e não precisa polir constantemente. A liga de tungstênio é mais pesada que outras ligas e possui brilho forte, quase como se fosse um espelho. As joias escuras são mais econômicas e escolhidas, principalmente, por homens.
Aqui damos mais detalhes sobre os metais mais comuns para anéis de noivado e alianças de casamento: Tipos de alianças de casamento: será que já conhecem todos os estilos?
4. Como acertar o tamanho do anel e da aliança
Na forma tradicional, é preciso levar um anel para que o joalheiro e ourives indique o tamanho. Casamentos.com.br modernizou o processo, criando uma ferramenta online, o medidor de anéis!
A ferramenta de Casamentos.com.br permite que seja fácil descobrir qual o tamanho ideal do anel para surpreender a pessoa amada com uma joia, sem a necessidade de perguntar ou levar uma peça modelo até uma joalheria. O medidor de anéis online é fácil e simples e vai zerar as chances de erros na hora de saber o tamanho da joia.
- 1. O primeiro passo é pegar um anel e posicioná-lo no local indicado, na tela do celular ou do monitor;
- 2. Em seguida, mova o cursor pela linha que desliza, até adequar a circunferência ao anel utilizado, ou seja: até que a imagem corresponda ao diâmetro interno do seu anel;
- 3. Uma vez encontrado o ajuste perfeito, verifique o tamanho na tabela. Pronto! Assim será fácil saber a medida certa.
Venha aqui para testar a ferramenta e acertar no tamanho da sua joia e no tamanho da joia do seu par.
5. Como acertar a espessura: a forma da sua mão importa
Planas e finas, grossas ou mais robustas. També são muito variados os modelos de anéis e alianças, mas sempre existirá uma melhor espessura segundo o formato da sua mão. Isso porque é possível conseguir um resultado mais harmonioso ao considerar a forma da sua mão na hora de escolher o anel de compromisso ou a aliança de casamento.
Dedos finos e longos: essa característica combina melhor com modelos mais largos e de chapa reta. Isso porque a composição dá volume e proporciona delicadeza às mãos com dedos finos e longos. Já um modelo com uma espessura final acentuará ainda mais a longitude e espessura dos dedos da mão.
Dedos curtos: quando a joia é larga a ponto de se aproximar das articulações, a impressão é de que os dedos são ainda mais curtos. O recomendado, portanto, é optar por anéis mais finos. Isso porque eles contribuem para alongar os dedos. Além disso, uma pedra no formato retangular também ajudará a provocar um efeito de alongamento.
Mãos grandes: essa característica se adapta melhor a uma aliança minimalista, com poucos detalhes. Pode ter um formato irregular, mas a côncava é a melhor opção.
Mãos pequenas: também nesse caso é indicado manter o equilíbrio entre o tamanho da joia e das mãos, apostando na delicadeza de anéis de menores espessuras e alianças mais finas com cantos chanfrados.
- Quer saber mais sobre esse tema? Sugerimos ler esse artigo: A aliança ideal de acordo com o formato da sua mão
6. Cuidados para preservar a joia
As alianças de casamento normalmente são produzidas com metais bem resistentes, mas ainda assim é preciso ter cuidado para evitar amassá-las, riscá-las ou interagir o metal com um produto químico. Há casos em que é melhor guardar a joia em um local seguro. Ou até mesmo fazer um seguro, conforme explicamos aqui: Seguro para o anel de noivado e a aliança: vale a pena?
Aqui listamos ocasiões em que é mais do que recomendável tirar a aliança do casamento. Acompanhe.
- Na hora do banho: o contato com as substâncias de sabonetes e cremes pode interagir maleficamente com o metal da joia. Durante a ducha, também há a possibilidade de perdê-la, já que o dedo fica escorregadio e a aliança pode cair dele.
- Ao lavar as mãos ou passar álcool em gel: aqui o risco é parecido, já que higienização deixará o seu dedo escorregadio. Além disso, o uso constante de sabão e álcool em gel pode danificar a joia, dependendo do metal.
- Durante os exercícios: o contato dos aparelhos com a aliança pode arranhar a sua joia.
- Na hora da faxina: alvejante, detergente, álcool, entre outras substâncias químicas, podem comprometer o acabamento do anel ou aliança. Além disso, a joia pode amassar com as eventuais batidas em móveis.
- Ao cozinhar certos pratos: misturar os alimentos com as mãos que podem arranhar o metal. Tirar a joia também será mais higiênico.
- Na praia: neste caso será indispensável o uso do protetor solar e é provável o uso de óleos e cremes, o que acumulará gordura na joia. A aliança ainda pode ser riscada pela areia e, prejudicada pela água salgada do mar.
- Na piscina: o cloro na água é um produto químico que pode modificar o anel, tornando-o opaco e mais frágil. Produtos oleosos, como bronzeadores, fazem com que a aliança fique mais escorregadia e perca o brilho gradualmente.
- No exercício de algumas profissões: em trabalhos nos quais se utilizam muito as mãos, é melhor guardar a aliança. Médicos e enfermeiros podem danificar suas joias durante exames como tomografia, ressonâncias e ultrassom. Para mecânicos, cozinheiros, massagistas, floristas e jardineiros, por exemplo, também é recomendável tirar o anel para evitar o contato com produtos químicos, areia, terra, água etc. Eles podem danificar, arranhar e oxidar a joia.
7. Curiosidades
Existe um mundo cheio de significados relacionados aos anéis e alianças de casamento. Veja aqui alguns desses fatos curiosos.
Por que anéis de prata escurecem?
A prata escurece porque sofre reações químicas com o enxofre, elemento encontrado na poluição, nos produtos químicos e de beleza, e até mesmo na transpiração. Quando você está passando por um período de estresse, é recomendado tirar a aliança.
Qual é a origem dos anéis?
Entre as teorias mais aceitas sobre a origem do uso dos anéis, a história indica que eles começaram a ser usados no Antigo Egito, há mais de dois mil anos. Mas o seu simbolismo mudou ao longo dos anos.
Qual é a origem da palavra aliança?
Ela vem do latim alligare, que significa compor, juntar, unir, ligar ou aliar-se.
Qual é a tradição do pedido de casamento feito com um anel solitário?
Essa prática começou por volta de 1860, nos Estados Unidos, quando uma renomada marca de joias lançou uma peça solitária, composta apenas pelo aro e por pequenas garras que levavam um grande diamante.
O tungstênio é um metal duro e, por isso, não se pode alargar ou cortar o anel?
Sim, e os anéis de titânio também não podem ser redimensionados. Para pessoas alérgicas ao níquel encontrado em algumas misturas, o titânio é uma boa escolha, por ser hipoalergênico.
Por que os anéis de noivado são usados na mão direita e as alianças na mão esquerda?
A aliança é usada na mão esquerda no Ocidente, mas em certas culturas – como a de cristãos ortodoxos – a aliança é usada na mão direita. O anel de noivado indica a intenção, mas não a indissolubilidade da união.
Se você chegou até aqui, certamente está mais preparado para fazer uma melhor escolha do seu anel ou aliança de compromisso. Sugerimos compartilhar esse conteúdo com o seu par e que, juntos, busquem o melhor símbolo para cada um nesta união.