Amuletos de sorte para casais supersticiosos
Aqueles que fazem questão de acrescentar antigos costumes ao dia C para garantir sorte, tanto no dia da festa como no relacionamento, podem escolher aqui qual o amuleto irá complementar o look do casal e até servir como detalhe da festa.
Quem nunca desviou o caminho para evitar passar debaixo de uma escada? Ou bateu três vezes na madeira para afastar o azar? Quando o assunto é sorte, muitos fazem questão de seguir tradições passadas pela família, por mais desconexas que possam parecer. E os noivos não fogem desse padrão. Para escolher a paleta de cores da decoração de casamento, por exemplo, muitos elementos são considerados, e existem cores que são evitadas por "precaução", e do mesmo jeito os mais supersticiosos não contrariam certas crenças populares. Seja guardando do noivo o segredo do vestido de noiva, ou fazendo questão de lançar o buquê de flores para dividir a sorte com as amigas solteiras: a superstição está presente. E se vocês procuram também amuletos de sorte para o grande dia, listamos alguns que podem complementar o look ou fazer parte do décor.
Olho grego
Não é uma novidade que o olho grego afasta o mau-olhado. E quando você é o centro das atenções do dia, por que não levá-lo como um talismã contra energias negativas? Pode também trazer originalidade para o seu look, seja como colar de noiva ou, quem sabe, no detalhe do acessórios que finalizam o seu modelo de penteado para casamento. Há noivas que querem deixá-lo bem à vista e outras que preferem a discrição, deixando-o escondido, mas sabendo que ele está ali para protegê-la.
Alecrim e arruda
Essas são consideradas as plantas que mais contribuem para o astral do ambiente onde estão, e ambas são tidas como plantas de sorte. O alecrim é aquele que devolve a vitalidade para uma casa, melhorando o clima de quem mora ali. Também consideram que estimula as atividades mentais, o trabalho e os estudos. A arruda, mais especificamente, é conhecida como uma das mais poderosas, por combater o mau-olhado e a inveja. Muitos casais a acrescentam em seu look, colocando um raminho da planta no boutonnière do noivo, ou como acessório do próprio buquê de flores do campo da noiva. Suas maiores funções são proteger os ambientes e emitir vibrações de prosperidade e entusiasmo.
Pimenta
Muitas casas brasileiras já têm um pezinho de pimenta cultivado, seja para deixar os ambientes mais bonitos (normalmente a cozinha) ou até para utilizar para fins gastronômicos. O que muitos casais podem não saber é que algumas culturas utilizam a pimenta como amuleto da sorte. Dizem que ela combate as energias negativas, já que sua principal característica, além das cores intensas e brilhantes, é o ardor que causa, e isso afastaria o mau-olhado, os maus espíritos e a inveja, como a arruda. Uma boa sugestão é transformar pequenos pés de pimenta em lindas lembrancinhas de casamento diferentes, e podem até informar ao convidados que pés de pimenta plantados na porta das casas simbolizam proteção, sorte e prosperidade.
Fitinha do Senhor do Bonfim
O olho pode ser grego, mas a fitinha baiana também traz muita sorte e muitas noivas preferem essa tradição brasileiríssima. Além de amuleto, elas dão cor e muito charme ao estilo de noiva. Para quem não conhece o costume, a fitinha é amarrada com três nós, e cada um deles significa um desejo que deve ser feito por quem a amarra no braço. A tradição diz que, quando a fita se arrebentar, os três desejos serão atendidos. Para as noivas que querem trazer esse amuleto para o dia C, podem optar tanto por usá-las da forma tradicional, amarrada no pulso ou no tornozelo, ou quem sabe inovar e fazer da fitinha o complemento colorido para o seu buquê de noiva branco ou parte das lembrancinhas dos convidados.
Cinta liga
A cinta liga pode parecer um simples complemento para o modelo de vestido de noiva, ou uma surpresa para a noite de núpcias, mas ela também é rodeada por muita superstição. Na Europa é usada para trazer sorte à noiva em seu dia, e dizem que a mulher que usa esse elemento no seu enlace terá muita felicidade na vida a dois. Essa é uma forma de garantir mais sorte na sua vida de casal, então por que não? Além de muito charmosa pode ser o amuleto que te faltava para subir ao altar confiante no sucesso do seu dia.
Algo antigo, algo emprestado, algo azul
Trata-se de outro costume internacional e que tem muito êxito entre os casais que irão dizer "sim". Nos Estados Unidos a maioria das noivas fazem questão de incluir em seu look "algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul" ("Something old, something new, something borrowed, something blue"), para garantir uma vida longa ao casamento. Pode misturar todas as superstições e fazer do olho grego o seu "algo azul", dando mais charme ao seu vestido de noiva simples, a cinta liga o "algo emprestado" e até a fitinha o item antigo, já que pode estar guardada por muito tempo esperando esse momento. Mas se quiser um objeto mais exclusivo, pode investir em alguma lembrança de família, como um porta-aliança que já tenha sido utilizado pela mãe ou avó, e que tenha a cor azul que tanto buscam.
Ainda que muitos possam ser descrentes nesses hábitos, para os casais supersticiosos nada melhor que ouvir a música de casamento tocar para sua entrada tendo a garantia de ter feito todas as suas simpatias, e poder calçar o sapato de noiva e o traje do noivo prontos para ir ao encontro do seu par confiantes de que, tanto a festa como vida de casados, será um sucesso. Escolheram qual (ou quais) amuletos irão acompanhá-los na festa? Não custa nada abusar da sorte, ainda que nesse dia o amuleto mais poderoso seja o amor de vocês!