Amantes do vinho tinto: 5 conselhos para o seu dia C
Se vocês não dispensam um bom vinho tinto no seu cotidiano, ele pode e deve estar presente também no seu enlace. Escolher a uva certa e não errar na hora de servir a bebida é importante para o grande dia, e hoje trazemos boas dicas.
O vinho tem entusiastas no mundo inteiro. Alguns preferem o frescor do vinho branco, outros a leveza do vinho rosado, mas é inegável: aquele que realmente é o preferido é o vinho tinto. Para os casais que já enviaram os seus convites de casamento e estão na fase de fazer escolhas para o buffet, existe um certo receio sobre o fato deste tipo de bebida parecer mais encorpada e forte, mas se vocês são amantes do vinho tinto, não se preocupem: foi-se a época em que ele era considerado uma bebida para ser harmonizada apenas com carnes, e degustada em estações mais frias.
É possível degustar bons rótulos e adaptar as opções de vinho ao buffet, independente da época do ano. Dentre tantas coisas a se pensar, desde a paleta das flores até as lembrancinhas de casamento, seguem dicas incríveis para vocês acertarem na escolha dessa bebida e ainda conseguirem cumprir toda a lista de tarefas!
1. Converse com seu buffet
Antes da escolha do vinho tinto é importante que vocês conversem com o buffet que será responsável pela parte gastronômica do seu evento. Se os noivos querem servir vinho tinto, são os profissionais especializados que poderão adaptar o cardápio para que haja harmonização. Com o menu montado, vocês podem tranquilamente começar a escolher qual vinho será servido.
2. Uvas ideais para cada estação do ano
O verão no Brasil pede bebidas mais leves e refrescantes, e engana-se quem acha que o vinho tinto não tem vez no verão. Mas estejam atentos para quais uvas são mais recomendadas para cada estação, já que o clima influencia:
- Ótimo para ser degustado com um cardápio leve, como canapés com patês e salmão cru e pães, as uvas pinot noir e gamay são uma boa pedida para as estações mais quentes do ano, por serem leves e sem muito tanino.
- No frio, onde a tendência é uma comida mais pesada que ajuda a aquecer, um vinho que vai muito bem é o malbec, perfeito para enlaces de outono/inverno. Um clássico e que vai bem com cremes, caldos e carnes em geral. Há rótulos nacionais que têm um custo benefício certeiro. Vale pesquisar.
3. Evite vinhos muito encorpados
Ainda que sejam os grandes protagonistas, uma festa de casamento não é somente dos noivos (a não ser que vocês queiram investir em um elopement wedding!). Os amigos e familares são parte importante do dia, e escolher os vinhos qye agrade aos convidados também é algo primordial. Evitem blendes muito encorpados e vinhos taninos muito marcantes, como os da uva syrah. Além de não agradar a todos, a chance de eles ficarem encalhados é grande, e vocès não querem desperdício!
4. Prove o vinho com algum convidado da festa
Na hora de decidir o vinho que irá ser servido na recepção, é bastante válido levar um convidado junto, para saber a opinião dele. Diferente do modelo de vestido de noiva, que, pela tradição, deve ser mantido em segredo, o vinho pode ser divulgado, e não se escolhe essa bebida apenas pelo rótulo. Com uma terceira pessoa presente os noivos terão mais facilidade para decidir. E lembrem-se também de que vinhos tintos muito baratos e adocicados podem ser perigosos (ainda que pareçam fáceis de degustar). Eles tendem a dar ressacas memoráveis e ninguém quer seus convidados tendo memórias desagradáveis da festa por conta por conta disso.
5. Vinhos de sobremesa (e como sobremesa!)
A sobremesa dos enlaces, em geral, fica por conta do bolo decorado de casamento e dos docinhos que o acompanham. Normalmente este momento é harmonizado com um espumante, mas, além dele, também vai bem um cálice de vinho do porto tinto. Em distribuidoras é facilmente encontrado vinhos do porto a preços justos e que irão dar um ar ainda sofisticado ao evento.
E se vocês conhecem os gostos gastronômicos dos seus convidados, podem investir em uma sobremesa que tenha como ingrediente o próprio vinho tinto? Que tal a pera ao vinho tinto acompanhada por sovete de baunilha?
Caso os noivos não tenham muita experiência com vinhos, o mais indicado (e infalível) é optar pela ajuda de um especialista no tema, um sommelier. Mas não se deixem levar apenas pelas indicações do profissional. Assim como a decoração de casamento e todos os outros detalhes, quem deve se sentir bem são os donos da festa. Servir o que é indicado sem gostar é totalmente inviável, afinal esse dia vai ficar marcado para sempre na memória de vocês e dos seus queridos. Tin-tin!