Amantes da cerveja, atenção! 3 ideias irresistíveis para um casamento temático
A bebida mais amada do Brasil pode virar o tema do dia C e agradar à grande maioria dos convidados. Com criatividade é possível organizar algumas alternativas de recepção que prestigiem a cerveja e ainda consigam inovar na autenticidade.
Se vocês não dispensam uma boa cervejinha, que tal fazer dela a temática do dia C? Ajudamos a encontrar elementos que se encaixem perfeitamente ao conceito! Com certeza vão surpreender ainda mais os convidados e ressaltar o contexto proposto. E não se preocupem, é possível acrescentar elementos temáticos sem interferir na atmosfera elegante que já tinham em mente, afinal, a cerveja é versátil e se adapta em diferentes ambientes.
Casamento temático com cerveja
Índice de Conteúdo:
1. Estilo Boteco Autêntico
2. Estilo “Beer Truck”
3. Pub
4. Cardápio para um casamento temático com cerveja
5. A Cerimônia da Cerveja
1. Estilo Boteco Autêntico
Se estão fazendo cortes no orçamento, que tal pensar em transformar sua festa em um botequim original? Isso não quer dizer que devam renunciar a um décor charmoso, apenas o adaptar a alternativas mais simples. Poderão optar por uma decoração de casamento rústica, na qual a mobília de madeira de demolição tem tudo a ver com o estilo. Toalhas de mesa xadrez, copo americano, copo tulipa, cumbucas de louça de porcelana branca são peças características e fáceis de encontrar. Garrafas de cerveja long neck podem fazer parte do décor, e as jarras de chopp também podem acomodar os arranjos florais, além de cardápios estilizados com as comidinhas, juntamente com as opções de cerveja.
-
Cardápio
Salgadinhos variados, como bolinhas de queijo, bolinho de bacalhau, tábua de frios, ovos de codorna, pasteizinhos e mandioca frita, essas são algumas das muitas opções.
-
Bebidas
Como o conceito gira em torno da cerveja, procurem oferecer tipos variados e de diferentes regiões do país. Prefiram a garrafa de 650ml, sendo mais prática de servir e rende mais. Lembrem-se de providenciar baldes com gelo para cada mesa. O chopp também é bem-vindo e muito bem gelado é bem apreciado.
2. Estilo “Beer Truck”
Para agradar aos noivos e aos seus amigos mais moderninhos que não dispensam um evento com food trucks, transformem seu “boteco” com um conceito mais contemporâneo. Caso o enlace seja em um ambiente fechado, prefiram um espaço com paredes de concreto, tubulação aparentes, iluminação suspensa e mobiliário metálico, que criam uma atmosfesra charmosa, e onde podem colocar um bar com cervejas e várias torneiras de chopp.
Caso seja ao ar livre, podem investir, sem a menor dúvida, em kombis ou food truck especializados em cervejas especiais. Tanto um como o outro são tendências, e têm feito sucesso entre os casais mais hipisters. Usem latões de metal como mesas de apoio, usem e abusem de uma decoração com toque vintage, e deixem o estilo reluzir também em seus trajes, com uma bela gravata borboleta em contraste com um estiloso vestido de corte sereia, ou algo mais moderninho também!
-
Cardápio
Podem servir releituras de comidinhas de boteco ao estilo finger food, que traz uma proposta moderna e elegante, mini-hamburgers, opções vegetarianas de canapés, saladinhas, cumbucas com risotos.
-
Bebidas
Para realçar o contexto adotado ofereça uma boa variedade de cervejas artesanais, as mais consumidas são as “large” de baixa fermentação, entre elas as “pilsen” que são mais leves e claras, as “ale”, que têm alta fermentação e, são encorpadas com paladar frutado e as da família “lambic”, com fermentação espontânea que lembram os vinhos espumantes.
3. Pub
Transforme seu boteco num pub dos anos 50 e emocione todos seus convidados com um conceito vintage, mas cheio de novidades. Peças retrôs, como placas enferrujadas com logotipos antigos de cerveja, máquina antiga para tocar músicas de festa (que podem ser alugadas atualmente) permitindo que seus convidados escolham a playlist.
Monte um autêntico balcão de bar com caixa registradora de manivela, copos e louças que evoquem a época, porta copos com rótulos da época, chopeira dos anos 50 e outras peças que caracterizam o ambiente e relembram os velhos tempos. Sem dúvida, um décor simples e elegante será um arraso, o conceito fica totalmente realçado pelo uso dos elementos retrôs que tragam correspondência ao tema. Há possibilidade de comprar rótulos de cervejas antigas por valores muito acessíveis e colocar em peças estratégicas ou em garrafas.
-
Cardápio
Todas as comidinhas típicas de boteco servidas em recipientes que relembram a época e, ainda, poderão incluir mini hambúrgueres que era muito comum nesta década. Mas, se a ideia é oferecer uma refeição, escolham uma ou duas opções de prato que venha montado da cozinha.
-
Bebidas
Além de chopps que poderá ser o clássico chopp alemão, o qual é muito apreciado, uma carta com variedade de cervejas, incluindo as artesanais, uma vez que nos anos 50 as cervejas eram feitas manualmente.
4. Cardápio para um casamento temático com cerveja
Já que a ideia é evidenciar a famosa “gelada”, vocês já viram que o cardápio deve ser construído para acompanhá-la, harmonizando os pratos e as sobremesas com os tipos de cerveja que irão servir. E, além do ambiente, outros elementos do enlace também podem seguir o tema. Os modelos de lembrancinha de casamento, por exemplo, podem ser direcionados: tulipinhas ou canecas com as iniciais do casal, garrafas também personalizadas ou abridores, ou que tal dar de presente aos amigos aquela cerveja artesanal exclusiva que vocês descobriram e se apaixonaram pelo sabor?
5. A Cerimônia da Cerveja
Se vocês já ouviram falar sobre a Cerimônia do Vinho, entenderão bem do que se trata a Cerimônia da Cerveja, que nada mais é do que uma releitura. Para o ritual do vinho é preciso ter três taças, e dois tipos de vinho. Os noivos misturam em uma taça os dois tipos distintos da bebida, e logo após os vinhos se misturarem eles compartilham a terceira taça e bebem o seu novo conteúdo. Muitos entusiastas da bebida de Dionísio não curtem a ideia, por acreditarem que misturar dois tipos de vinhos dessa forma é imperdoável! Com a cerveja pode ocorrer o mesmo, mas tenham em mente de que se trata de um ritual, algo simbólico para ser lembrado depois, quando celebrarem as suas bodas.
Podem escolher duas cervejas diferentes, mas do mesmo “tipo”, como IPA, Pilsen ou Stout, etc., e se divertirem com os convidados, e não se esqueçam de fazer declarações para tornar o momento ainda mais inesquecível e romântico. Nada mais original!
Para dar um toque muito encantador e harmonizar com a identidade do dia, além das lembrancinha de casamento feitas artesanalmente para realçar o tema, a mesa dos doces pode ganhar um destaque, especialmente se colocarem algum elemento relacionado à cerveja ali. Os noivinhos com taças ou latinhas como adorno serão um encanto. Já pensaram em tudo isso?
Pode interessar: