Vestidos de noiva plissados: elegância e toque vintage em 70 modelos
A moda nupcial dá opções a todos os gostos e, entre a infinitidade de tecidos, também é possível trabalhar com efeitos que tornam os modelos mais charmosos. É o caso dos vestidos plissados, um vintage que permanece atual. Veja o que mais gosta.
Uma noiva busca sempre estar impecável, desde os seus sapatos até o seu penteado para casamento. Mas é ao pensar no traje que irá vestir que as maiores dúvidas surgem, já que o leque de opções é enorme, assim como modelos e cortes. Quando se pensa no efeito plissado a primeira referência que normalmente vem à cabeça são vestidos das décadas de 20, 50 e 60, quando esse estilo se consolidou.
Esse efeito também pode aplicado aos vestidos de noivas, deixando os modelos com um ar ainda mais romântico e um toque vintage. Saiba mais sobre esse efeito e tenha todas as respostas para que só falte mesmo escolher o buquê de flores ideal para o seu dia C.
Tecidos
A palavra plissado vem da expressão em francês "plissé", que significa "pregueado", no caso dos vestidos pregas finas e regulares, geralmente feitas à máquina ou por um processo químico, de uma forma que não se desmancham. A técnica ganhou vida na década de 20, sendo aplicada principalmente em vestidos de festa com saias fluidas, e agora volta à moda das ruas e à moda nupcial com muita força.
Os modelos plissados podem ser confeccionados com diversos tecidos, mas existem algumas opções que são mais indicadas. Os ideais são a organza, o tafetá e o cetim. Tecidos mais finos, como o gaze de algodão, também podem ser utilizados para o efeito plissado.
Harmonia de decotes
Uma saia plissada por estar harmonizada com inúmeros de tipos de modelos de vestido de noiva, e isso inclui os tipos de decotes também. Tudo depende do estilo de enlace que cada noiva deseja ter, e se todo o estilo da festa também está em sintonia. Para celebrações descontraídas, ao ar livre, que contam com uma decoração de casamento rústica, um vestido com atmosfera boho-chic e todo fluido é a melhor pedida. Nesse caso, um vestido de noiva de renda com corte império e decote canoa é ideal, e se pode brincar também com um modelo de vestido com mangas 3/4 e decote nas costas.
Os vestidos com decote em V também são bastante usados com este estilo de tecido, uma vez que verticaliza todo o modelo. Este efeito é ideal para quem pretende parecer mais alta e mais fina e, com o decote em V, se pode investir em vestidos mais clássicos, perfeitos para enlaces com decoração de casamento simples e elegante.
Alguns cuidados
Por ter uma estrutura bem marcada, o plissado pode dar a impressão de quadris mais largos, mas ainda assim nada impede que mulheres que tenham quadril possam usá-los. O que devem ter em mente é que os tecidos mais pesados favorecem que a saia fique mais rente ao corpo, então é melhor optar por elas.
Um vestido nupcial deve, acima de tudo, refletir a personalidade de sua dona, e mesmo que os plissados tenham estado entre as tendências das últimas temporadas e que sigam sendo um êxito ano após ano, é importante ter em conta os seus gostos pessoais. Se já enviou os convites de casamento e já sabe o que quer no seu dia de rainha, olhe a galeria que preparamos e decida se o plissé irá te acompanhar!