A decoração e o buquê da noiva: como combiná-los de forma harmônica
O acessório que será levado ao altar pode ser totalmente diferente dos outros arranjos ou ter elementos similares. Basta estar em sintonia com o seu conjunto nupcial e com os seus desejos. Te explicaremos!
O buquê de flores, um dos acessórios mais simbólicos na composição do visual da protagonista de um enlace, sempre leva em conta a regra básica de estar alinhado com o modelo do vestido de noiva. Mas esse, por sua vez, leva em consideração o estilo do casamento e do ambiente, e por isso todos eles devem estar em harmonia.
Quando todos os elementos do dia C estão em sintonia, a identidade visual do enlace fica mais equilibrada. No caso dos buquês, muito se fala de fugir das mesmas flores e cores dos arranjos da decoração, por ser um acessório único da noiva e que deveria ser diferenciado. Essa é uma opção válida. Porém, se a sua ideia de combinar é simplesmente inserir o seu ramo na ocasião de forma natural, podemos ajudar com algumas sugestões.
Espécies diferentes na mesma paleta
-
Casamentos clássicos
Se você decidiu ter plantas distintas entre o buquê e o décor dos ambientes, as cores serão aliadas para que haja harmonia no conjunto. Os estilos clássicos e românticos realizados no campo, na praia e na cidade podem brincar com o ton sur ton, ou seja, definir arranjos com as mesmas cores, mas em tonalidades diferentes.
Esse efeito pode ser conseguido investindo em arranjos de cores de uma mesma paleta, em vários tons, que podem ser suaves decoração da mesa do casamento e mais suaves no ramo, ou o inverso, tons fortes no décor e um buquê com tons claros. Para isso, não faltam espécies de flores, como gardênias, cravos, camélias, lavandas e mosquitinhos, enquanto o buquê pode ser composto por rosas, papoilas, hortênsias e peônias.
-
Casamentos rústicos
A decoração do casamento rústica pede por cores vivas e na paleta do vermelho e do marrom por conta dos tons terrosos dos móveis e adereços. Orquídeas, rosas, camélias, tulipas, gérbera e suculentas, entre outras flores exóticas e tropicais, podem compor o espaço da recepção, bem como o buquê. É só escolher qual vai em cada um com as mesmas cores e tons semelhantes.
Lembrando que o branco é a cor neutra que combina com tudo, e o mosquitinho se adequa a qualquer tipo de casamento, servindo também para preencher o buquê com mais volume.
Mesmas espécies com cores diferentes
Não tem problema nenhum se você quiser repetir algumas flores da decoração em seu buquê. Se gosta de girassóis, por exemplo, por que não colocar alguns compondo arranjos na mesa do bolo e ter um ou dois no seu buquê de noiva amarelo? É o seu momento pelo qual investiu tempo e dinheiro para realizar os seus sonhos e nenhuma opinião pode abalar as suas escolhas.
Uma outra ideia é aproveitar a mesma espécie da planta em várias cores. Se admira as gérberas coloridas, pode colocar as vermelhas, laranjas e amarelas na decoração e deixar a cor de rosa para o ramo que estará com você na hora do “sim”. Copo-de-leite branco pode ser a flor de destaque do buquê de noiva branco, deixando os de tons de rosa e coral para enfeitar a festa.
As samambaias que voltaram a enfeitar os ambientes também viram tema de casamentos, sendo vistas na decoração e no buquê da noiva, principalmente quando a cor verde é a principal da paleta. As folhas secas da samambaia podem ser pintadas de dourado e é uma sugestão para o buquê das madrinhas e o boutonniere do noivo.
Fugindo do convencional
Há noivas que preferem os buquês desconstruídos e fora do comum, sem flores ou com flores de espécies mais exóticas ou com ornamentações mais extravagantes, como plumas. Mesmo neste caso é possível harmonizar o ambiente por meio das cores. As flores presentes do décor não precisam estar no buquê (ou vice-versa), mas você pode optar por uma paleta de tons semelhante para produzir um efeito harmônico.
A regra principal de todo o casamento é priorizar o gosto e o estilo do casal. Se vocês têm uma flor preferida, com certeza, vão querer colocá-la no ramalhete, e isso vale para as cores que fazem parte do seu dia a dia. Colecionamos preferências ao longo da vida e são elas que permeiam as decisões do grande dia. Então, é natural que as flores, objetos e as cores da decoração do casamento estejam em sintonia com o que vai compor o buquê.