8 tipos de sogras: qual é a sua?
Quer você goste menos ou mais, sua sogra sempre terá um papel determinante em sua vida. Umas mais carinhosas, outras nem tanto, qual é o tipo de sua sogra? Venha descobrir tudo no artigo!
A sogra! Quer você goste ou não, ela irá acompanhar você ao longo da vida e terá um papel determinante no seu casamento. Apenas por ser a mãe do seu noivo, ela já merece ter a sua consideração e que, por mais difícil que possa ser em algumas situações, tente ter uma relação cordial com ela. Existem vários tipos de sogra: as que dificultam um pouco sua vida, as que discordam de qualquer decisão que você toma, mas que não se intrometem, as que se intrometem sempre que você permite e as que ganham seu coração e você o dela. Em todos esses casos, uma coisa é certa: tente levar-se bem com sua sogra porque isso será sempre melhor para todos. Quer descontrair um pouco? Deixamos 8 perfis de possíveis sogras que podem aparecer em nossa vida, para que você saiba como lidar com a sua da melhor maneira possível.
1. A sogra observadora
Sua sogra é das que observa você em silêncio e você nunca sabe qual será sua reação. Pode ser uma risada, uma resposta seca e cortante ou um enorme abraço. Nesse caso, o melhor é não esperar nada e esperar tudo de sua sogra. E ter paciência, muita paciência e respeito em todas as situações, por mais difícil que possa ser algumas vezes.
2. A sogra sempre pronta a ajudar
Tudo o que você pede, sua sogra faz ou arranja quem faça. Ela quer fazer tudo por você, para que vocês não se preocupem com nada. O melhor mesmo é você marcar seu território, colocando educadamente ela no seu lugar e explicando que vocês podem decidir tudo sobre o casamento e a vida a dois. Durante os preparativos, e para que ela não fique brava, peça a ela para fazer algumas tarefas em que se sinta útil.
3. A sogra que chora por tudo e por nada
Sua sogra chora porque seu filhinho vai casar, porque ele vai deixar a casa dos pais, porque ele consegue caminhar e tomar decisões sozinho. Enfim, ela é essa super mamãe que não aceita que seu filho não é mais um bebê. Por mais que isso possa te irritar, tente entender sem esquecer de colocar alguma distância, também. Não deixe que ela entre na casa de vocês, ou ela nunca mais vai querer sair.
4. A sogra histérica
Você não pode se queixar da falta de simpatia da sua sogra, mas pode se queixar de que ela exagera na felicidade e na simpatia. Ela fica feliz por qualquer coisa que vocês decidam e está histérica com os preparativos do casamento. Cuidado, não deixe que ela decida tudo por vocês como se fosse seu próprio casamento.
5. A sogra controladora
Ela irá pagar o casamento e acha que pode controlar tudo. Vá com calma, mas explique a ela que o dia é de vocês e que você e o noivo também têm uma palavra a dizer sobre algumas decisões que são tomadas. Cuidado porque, à medida de que o casamento se aproxima, ela se transformará em uma verdadeira wedding planner, querendo controlar e organizar cada mínimo detalhe do dia de vocês.
6. A sogra cética
Esse tipo de sogra tem os pés bem assentes na terra e trata de colocar os seus e os do noivo no mesmo lugar. Ela não se deixa deslumbrar pelas muitas ideias que você tem e apenas pensa em quanto vocês vão gastar e onde poderão economizar. Está bem ter uma pessoa assim por perto, mas não deixe que ela corte todos os seus sonhos e planos. Afinal, seu dia de casamento foi há muito tempo e tudo era bem diferente nessa época.
7. A sogra conservadora
É impensável para sua sogra que vocês se casem fora da igreja. Para ela, o casamento é sagrado e para toda a vida. Jamais vocês poderiam viver juntos antes do casamento, isso é inimaginável e o mais pecado de todo o sempre. Para esse tipo de sogra, apenas um conselho: muita calma!
8. A sogra “de boa”
A sogra que todas as noivas adorariam ter. A que olha você nos olhos e tem um sorriso sincero, a que adora ver seu filho feliz e que acolheu você em sua casa como se fosse uma filha. Ela ajudará no que for necessário, sem nunca se intrometer ou lançar a você algum olhar reprovador. Afinal, ela sabe perfeitamente onde são seus limites e jamais irá opinar sobre alguma decisão que você tome para o casamento de vocês.