6 coisas que você deve fazer no seu primeiro ano de casamento
Passado o dia de casamento, chega o momento de compartilhar a vida a dois. Mas e ai? A vida continua como antes? Aqui fica tudo o que você deve saber e aplicar no primeiro ano de casado.
Depois de toda a agitação dos preparativos e a euforia do dia do casamento, a vida de casado finalmente começa e é muito comum você se sentir um pouco perdida no início. A verdade é que o casamento realmente se inicia no momento em que vocês começam a compartilhar o dia a dia e requer bastantes cuidados, uma grande dose de amor e muita compreensão.
A base de um casamento sólido é e sempre será a confiança e o respeito mútuo e isso é uma coisa que vocês saberão melhor que nunca no dia em que unem os trapinhos. Não dizemos que o caminho é fácil, mas sim que vale muito a pena. O processo de conhecimento de um casal é fundamental no primeiro ano e algo que vale muito a pena quando vocês percebem que estão em um bom caminho. No primeiro ano de casado, há coisas que você deve mesmo fazer para consolidar a relação e para que o casamento seja mais feliz e sólido a cada dia que passa. Anote essas dicas que deixamos aqui.
1. Se comuniquem
A comunicação é a base de tudo e, no início da vida a dois, é realmente fundamental. Não se esqueçam de comunicar claramente seus pontos de vista sobre tarefas, limpeza, mantimentos, etc. Compromisso é fundamental, e lembre-se: só porque seu marido faz as coisas de maneira diferente, não significa que ele não ajude com as tarefas domésticas. Conversem sobre o tema e cheguem a um acordo sobre como organizar a casa. Seguramente, você terá que ceder em alguns pontos e ele também.
2. Saiam para se divertir
Só porque vocês se casaram, não significa que deixaram de ser namorados. Continuem organizando programas românticos e divertidos para se manterem próximos e apaixonados. Também podem chamar os amigos para conhecer a nova casa e organizar programinhas mais caseiros e tranquilos. Vale tudo para manter a boa energia na relação e para que continuem vendo os amigos, juntos ou por separado.
3. Façam planos para o futuro
Certamente vocês já pensaram e falaram de filhos e se não, mais cedo ou mais tarde, esse tema surgirá. É importante planejar a vida a dois, entendendo quais são as ambições, desejos e expetativas de cada um. Amar também é saber ouvir, aceitar e ceder só para fazer o outro feliz. Tudo deve ser falado até que vocês encontrem o melhor momento de concretizar os planos dos dois.
4. Façam refeições juntos
Por vezes, os horários de trabalho não são compatíveis, mas definam um ou vários dias da semana para jantar ou almoçar juntos. É bom compartilhar refeições, falar do dia e dos problemas, alegrias ou vitórias que vão acontecendo a cada um individualmente. Parecendo que não, a refeição é muito importante e vocês devem compartilhar esse momento em conjunto. Também aqui, podem dividir as tarefas sobre quem cozinha e quem arruma a cozinha depois. O trabalho em casa realizado em conjunto é sempre mais produtivo.
5. Mantenham a relação viva
E não apenas em relação ao que acontece no quarto! Continuem se beijando todos os dias, abraçando, caminhado de mãos dadas, e elogiando um ao outro. É fundamental manterem o contato físico e o romantismo depois do casamento para manter a relação viva. Irem dormir ao mesmo tempo também ajuda a manter o casal conectado e em sintonia.
6. Planeje celebrações divertidas
Cada mês poderão celebrar o aniversário de casamento, ainda que facilmente isso possa se tornar difícil por algum motivo de disponibilidade, por exemplo. Opte então por pensar em algo romântico, original e divertido para o primeiro aniversário de casamento.
Há imensas formas de celebrar o primeiro ano de casado, e de manter a relação tão viva como no tempo do namoro.