5 Discussões que podem ocorrer entre vocês antes do casamento: estejam preparados
Vocês querem um casamento perfeito, mas não querem que ele custe a sua relação! Por isso, confiram quais são as discussões mais recorrentes entre os noivos que estão planejando o grande dia, e saibam como evitá-las.
Com todas as tarefas em que precisam pensar para preparar o enlace, é muito comum surgirem discussões, fruto de dias estressantes. E acreditem: isso é muito normal, e não significa um problema sério. Até pequenos detalhes como o sabor para o bolo do casamento, que, em outros momentos, não teriam a menor importância, agora podem virar um “terremoto”, porque vocês estão com os nervos à flor da pele.
Pensem que é necessário manter a calma e a cumplicidade de sempre. Está chegando um dos momentos mais felizes da sua jornada a dois, e é fundamental não deixar chegarem aos extremos para resolver qualquer questão. Evitem essas clássicas discussões e aproveitem os preparativos para trocar frases curtas de amor enquanto escrevem os votos, e vivam a organização da melhor maneira possível.
1. Sobre a escolha do estilo
Muitas vezes os casais têm conceitos e ideias diferentes para realizar o casamento. Um quer a cerimônia em uma catedral imponente, seguida de um jantar tradicional num espaço cinco estrelas, enquanto o outro quer uma cerimônia na praia, pé na areia, cercados apenas de pessoas íntimas. Aí vem a primeira desavença: definir o estilo do enlace e tudo o que vem com essa decisão, como as cores e os objetos da decoração da festa de casamento.
É normal cada um ter sua opinião, mas devem levar em consideração o desejo do outro e tentar encontrar um meio termo. Escolher um local que tenha elementos que agradem aos dois, por exemplo, ou que possa ser adaptado às ideias que cada um tinha para o seu dia C.
2. Pela lista de convidados
Cada convidado tem uma importância única para os noivos, e é preciso ter claro que é impossível convidar todos os amigos e conhecidos. Muitas vezes, tomados pela emoção, os casais convidam pessoas além do número permitido. É aí que começam as diferenças e discórdias, já que esse ímpeto pode duplicar o número de pessoas, e isso acarreta diferetamente no valor que irão gastar, já que sabemos que cada convidado acarreta um alto preço em eventos deste porte. A melhor maneira para não haver problemas é estipular um número exato para cada um convidar. É uma saída para não gerar estresse, ser fiel ao número de pessoas programadas e evitar brigas.
3. Sogros
Muitas vezes as discussões acontecem porque os pais querem tanto se envolver nos preparativos, que acabam gerando dúvidas no casal. Respirem fundo e pensem que cada um tem seu ponto de vista. Eles estão tão emocionados que os filhos vão se casar que embarcam na organização como se fossem eles à beira do altar. Tenham muita paciência para tratar esse tema, já que sabem que a intenção é boa, e respeitem ao máximo suas opiniões. O mais importante é não deixar que isso interfira na convivência e harmonia do casal.
4. Orçamento e valores
É um ponto que costuma causar confusão. Quando começam a organizar os detalhes, a empolgação vem junto e a conta vai subindo. Conclusão: surgem desentendimentos porque o orçamento pode ser ultrapassado. Por isso, sempre relembramos o quanto é importante planejar, usar a ferramenta de orçamento de Casamenros.com.br, e colocar tudo na “ponta do lápis”. Só assim é possível não fugir do estipulado e afastar as discussões. Conversando é possível equilibrar os gastos, pensando nos pontos que podem ser economizados, e encontrar alternativas saudáveis para chegar a um consenso.
5. Falta de dedicação
Muitas pessoas sonham com o dia C e, logo após o pedido, já têm claro alguns detalhes que já passavam por sua cabeça há muito tempo. Sabem os tons que desejam para o décor, o texto do convite do casamento e até algumas frases que vão usar para os seus votos! Isso é romântico, e será um incentivo para toda a fase da preparação, mas também é fundamental considerar que nem todo mundo tem afinidade com os temas nupciais. E isso vale tanto para os homens quanto para as mulheres.
Para algumas pessoas todo esse universo de buffet, decoração, arranjos florais e trâmites burocráticos são um novidade. Enquanto um está escolhendo o modelo das lembrancinhas de casamento, às vezes o outro nem terminou sua lista de convidados. Nesse momento é um risco entrar em cobranças fortes, o famoso “tenho que resolver tudo sozinha(o), você não se envolve”. Antes de chegar a este momento dramático, sentem-se no início da preparação e dividam as tarefas pensando no grau de habilidade e entusiasmo de cada um com relação a cada item do enlace! Será justo e ninguém se sentirá mal depois.
O caminho até o altar é longo, contando desde a época do namoro até o momento em que os convites de casamento são enviados, e a jornada de um casal sempre tem seus altos e baixos. Mas isso é absolutamente normal, e vocês devem saber lidar também com os momentos não agradáveis. O importante é entender que existe algo maior que as brigas: o amor que os une, e isso deixará tudo mais fácil.