Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

6 Maneiras de homenagear familiares e amigos que já se foram no dia C

A vida é feita de momentos felizes e também de algumas perdas que valem serem lembradas no enlace. Lidar com as ausências que doem é, de alguma forma, tornar presente quem não está mais aqui para celebrar a sua existência e memória.

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

familiares ausentes homenagem

A vida é feita de ciclos. Nascemos, crescemos, conhecemos o amor, temos filhos ou não... Existem algumas incógnitas pelo caminho, mas, ao final dele, temos inevitavelmente a partida de gente que nos é querida. Ainda que a morte obedeça à ordem natural das coisas, é sempre difícil lidar com a despedida a um familiar ou amigo: as pessoas vão e ficam as saudades, independentemente do momento ou da forma como se foram. O fato é que, durante a distribuição dos convites de casamento, é possível que o casal se depare com os nomes de quem gostariam que ainda estivessem por aqui, mas não estão.

Algumas vezes as saudades são tão fortes que vocês irão sentir a necessidade de homenagear os familiares ausentes, incluindo essas pessoas nos detalhes da cerimônia, como na decoração de casamento ou até mesmo num pormenor do visual do vestido de noiva, ou do look do noivo. O importante mesmo é que vocês consigam enxergar esses entes bem representados no seu dia C e, por isso, trazemos aqui algumas sugestões para que, apesar de tudo, o seu enlace seja repleto também desse amor que não acabou com a despedida.

Índice de conteúdo

1. No convite
2. Lugar guardado
3. Lembrança no cortejo
4. Itens do look nupcial
5. Memórias especiais
6. Um vídeo emocionante

Aqui tem novidades!

familiares ausentes porta retratos nas cadeiras

1. No convite

Quando se trata de um dos pais dos noivos que, infelizmente, não pode fazer parte desse momento, é possível incluir o seu nome no texto do convite de casamento. Provavelmente vocês já sabem a essa altura que, nos modelos mais tradicionais, o protocolo indica no material gráfico os pais dos noivos, a quem cabem informar os convidados sobre a celebração do casamento dos filhos. Logo, vocês podem manter essa tradição e ainda colocar o nome do pai ou da mãe seguido por um “em memória”. Mas se essa opção parecer demasiadamente formal, podem trocá-la por frases curtas de amor ou poemas cheios de significados em uma bela mensagem atrelada.

familiares ausentes daminha levando a foto no cortejo

2. Lugar guardado

Outra homenagem emocionante é deixar guardados os lugares das pessoas que não puderam estar ali presentes. Para isso, podem adornar as cadeiras com porta-retratos com suas fotografias acompanhadas por flores, um quadro com os nomes e pequenas frases carinhosas. 

familiares ausentes lugar reservado com porta retrato

Precisa de ajuda? 

3. Lembrança no cortejo

Um dos grandes momentos em que a falta cala fundo aos noivos é o cortejo, pela função que os familiares ausentes desempenhariam se vivos estivessem ou pelo simples desejo de vê-los no caminho ao altar. É no momento em que toca a música para a entrada do casamento que, geralmente, essas pessoas tão importantes são mais lembradas. Depois da partida, nada mais justo, então, que vocês as honrem nesta etapa, levando-as em porta-retratos ou de outra maneira com a qual se sintam mais à vontade em fazer. Deixar claro a todos que gostariam que eles ali estivessem é uma forma muito especial de recordar e homenagear também quem compartilha dessa dor. Levar consigo algum objeto que as represente dará mais significado ainda à entrada.

familiares ausentes placas para o cortejo

4. Itens do look nupcial

Muitos noivos optam por incluir em seus looks complementos passados de pais para filhos. Sejam brincos, anéis ou coroa para enfeitar o penteado de casamento, tal esforço é mais do que válido para quem fica. Muitas vezes, o próprio vestido de noiva usado pela mãe é escolhido como a peça para reconfortar a familiar a caminho do altar. Sem dúvida, essa é uma das formas mais lindas de demonstrar o tamanho do amor latente que sobrevive, de uma forma única, discreta e pessoal, a quem não quiser declarar isso a um grande público. Dentro dessa lógica, basta um lenço no bolso do noivo, um relógio ou outra coisa para levar esse ser amado junto a você. O que não faltam são maneiras de incluir acessórios cheios de significados aos visuais dos protagonistas da festa.

familiares ausentes broche personalizado

Mas essas não são as únicas formas de prestar esse tipo de homenagem. Vocês já pensaram em incluir uma foto de seus entes queridos em um broche a ser fixado no terno do noivo ou no buquê da noiva? Tal item é uma outra forma de fazer com que vocês se sintam acompanhados em cada passo até o altar.

familiares ausentes buquê decorado

5. Memórias especiais

Além das opções mais pessoais, em que não é preciso dizer a todos o significado dos objetos que levam, também pode-se separar um momento da festa para declarar aos convidados o que carregam no peito e na lembrança. Um lindo discurso acompanhado por um brinde em memória certamente será um momento emocionante, assim como a declamação de um poema ou de uma música que simbolizava tanto na história conjunta. Estes minutos dedicados a este fim têm tudo para ser, inclusive, um dos pontos altos do enlace, fazendo com que alguns convidados sucumbam às lágrimas. 

Por sinal, se o choro surgir, não há motivo para vergonha ou timidez. Apenas deixe que o sentimento flua para que assim se sintam mais leves. 

familiares ausentes memórias especiais

6. Um vídeo emocionante

Se vocês sempre foram fãs de filmagens caseiras, ou alguns outros eventos importantes da família foram registrados por um profissional, com certeza existem registros de todos as pessoas importantes das suas vidas. E durante o casamento, um vídeo emocionante pode ser uma grande surpresa para todas as pessoas presentes no grande dia. Já pensaram nessa possibilidade? 

familiares ausentes vídeo emocionante

Sim, sabemos o quanto é difícil passar por momentos tão importantes da vida sem a presença de pessoas fundamentais na nossa história. Nessa hora, algo fundamental a se fazer é lembrar que seria desejo dos familiares ausentes ver o nosso sorriso e a nossa felicidade. Portanto, quando a música para casamento anunciar o início da cerimônia, apenas viva o momento por quem já não pode estar mais por aqui. Honrá-las do acorde inicial ao momento do corte do bolo de casamento é fazer jus ao legado que deixaram. Enquanto existir esse amor, elas estarão vivas em vocês. 

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você