Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

5 Coisas que você deve pensar antes de dizer ao seu (sua) companheiro(a)

Quando se aproxima a data do casamento o nervosismo está à flor da pele e às vezes dizemos coisas que sem que a gente se dê conta podem ferir o outro. Essas são algumas delas.

Os preparativos e a organização do casamento criam uma certa tensão que nem sempre é fácil de controlar. São as escolhas das lembrancinhas de casamento, os ajustes do vestido de noiva para que ele esteja perfeito, e a corrida para entregar os convites de casamento dentro da data prevista. Para aqueles que se abalam com estresses e a ansiedade toma conta dos sentimentos, frases podem sair do jeito que não gostaria e acabam atingindo seu companheiro(a) da forma que não esperava. É importante que ambos possam segurar os ânimos, já que provavelmente os dois sentem a tensão, e os que sofrem juntos são aqueles mais próximos. Existem alguns pensamentos que noivos e noivas têm nessas horas, e que deve ser controlados para não magoar o seu parceiro(a):

"E se fugimos e nos casamos em segredo, somente você e eu?"

Uma pergunta que poderia ser bem romântica se é dita desde o início, mas não quando já estão em plena organização, com os modelos de lembrancinhas de casamento escolhidos e comprados para os convidados, e até com os modelos dos convites de casamento enviados. É normal sentir essa vontade de fugir quando tudo se complica, mas o(a) seu(sua) companheiro(a) pode se decepcionar e não sentir retribuição por todo aquele trabalho já feito, ou até sentir  que você não compartilha mais com ele(a) esse sonho de realizar a festa que tanto programaram. Enfrentem juntos a situação e com certeza vão sair vitoriosos.

"Tenho que convidar todos os meus amigos seja como for"

O importante no dia C é estar rodeados das pessoas mais importantes em nossas vidas, mas antes de qualquer coisa que vocês estejam juntos e unidos, mais do que nunca. O orçamento que têm para seguir é o que deverá limitar o número de convidados, e ter uma quantidade limitada fará vocês pensarem em quem realmente qurerem convidar. Deixe que o seu futuro marido ou esposa sinta que o mais importante é sua companhia acima de tudo. É fundamental ser flexível nessa jornada e encontrar soluções para problemas como esse. Façam a lista de convidados em conjunto e deixe que tanto você como ele(a) possam incluir aqueles indispensáveis para o grande dia. A lista ficou grande e o orçamento pequeno? Busquem juntos onde cortar gastos, como por exemplo com convites de casamento baratos, e não apenas imponham o número de convidados que quer.

"E o que isso me importa…?!"

As flores, a comida, a decoração… o quer que seja. É normal que ela/ele te peça opinião e conselhos já que as decisões devem ser tomadas pelos dois. Se sente pressão por muitas consultas ao mesmo tempo, explique de forma paciente que prefere conversar de cada tema separadamente, mas sempre participando de cada escolha e dando opinião daquilo que lhe foi consultado, mas nunca, nunca diga que não te importa porque, além de tudo, não deveria ser assim.


"Minha mãe disse que..."

As mães e sogras são às vezes uma ótima ajuda e uma grande fonte de opinião e conselhos, mas sempre existem as que pretendem se envolver na organização talvez um pouco mais do que seja necessário ou que vocês desejem. O casamento é de vocês e só de vocês, ou seja, a opinião da sua querida mãe ou sogra continuará sendo secundária em comparação com a do seu parceiro(a). E isso é melhor deixar claro desde o início, antes de conflitos na hora da escolha da decoração de casamento rústico, em que elas insistem em um estilo mais clássico, por exemplo.

"Agora que nos casamos, você irá mudar?"

Vocês decidiram se casar por tudo aquilo que construíram emocionalmente até hoje. Não esperem moldar o outro da forma que querem apenas porque irão se casar. Claro que os dois terão de ceder em muitos momentos e se adaptarem para encontrarem um caminho em que possam se entender. Querer que o outro mude apenas para te agradar, sem considerar sua personalidade, pode resultar em conflitos, por isso sempre se abram para o diálogo. Vocês se amam do jeito que são e seu parceiro(a) se sentirá amado(a) sem pressões para mudanças desnecessárias.

Yá Studios

Preparados para controlar os ânimos e encararem essa linda e cansativa trajetória? Quando menos esperam chegará o grande dia de colocar o vestido de noiva, traje de noivo e partirem para a festa. Na hora do corte do bolo de casamento lembrarão com doçura esses momentos que antecederam com boas recordações, quando o estresse foi controlado e puderam aproveitar da melhor forma a preparação.