Centro de mesa alto: dicas para investir no adorno em vários estilos
A recepção é um dos momentos mais marcantes de um casamento, e a sua decoração também estará definida pelo estilo das mesas. O arranjo escohido para o centro tem protagonismo, e quanto mais alto....mais realçada pode ser sua beleza. Saibam mais.
Quando se fala em decoração do casamento um dos itens mais importante são os arranjos e a ornamentação das mesas da recepção, que funcionam como protagonistas, e vão transmitir o tema escolhido para o enlace. Uma tendência que já foi sucesso durante outras décadas e agora tem voltado são os centros de mesa altos – ou altíssimos em alguns casos.
Eles são colocados tanto nas mesas dos convidados quanto nos móveis decorativos que fazem parte da festa, e vão desenham e definindo os espaços. Esse tipo de adorno alto garante um visual requintado para celebrações em qualquer horário e local, além de realçar a beleza e o design da peça. Saibam mais para escolher o ideal.
Estilo provençal
Os vasos de vidro ou de cristal transparente evidenciam o arranjo e deixam o ambiente clean, sem deixar de lado um evidente estilo provençal. Podem ser usados vazios, apenas com as flores formando um buquê na abertura do vaso, bem como preenchê-los com pétalas, outras flores e até frutas, como limões, para um estilo campestre.
Com cores mais neutras ou transparentes, é possível abusar de tons românticos e pastéis para as flores. Se a decoração tem uma cor principal forte como vermelho ou rosa e duas secundárias como azul e branco, escolha uma delas para as peças centrais das mesas. A cor roxa ou violeta também combina com diversos estilos de décor, bem como as cores frias e neutras, se tiverem com dúvidas. Como os adornos são altos não terão problema de adicionar esse ponto de cor na recepção.
Estilo boho chic e moderno
Cada vez mais presentes nas decorações dos enlaces, o estilo boho chic tem atraído a atenção de muitoas casais. Mas essa estética com ares naturais e livre também tem ganhado toque contemporâneos, e pode ser tanto a opção de celebrações íntimas e cheias de cuidado quanto de festas maiores.
Os centros de mesa nesse estilo podem ousar com o contraste de estruturas minimalistas metalizadas e arranjos trabalhados. Um bela combinação de dourado, prateado ou cobre, com flores em tons sóbrios, folhagens e plantas secas.
Estilo rústico
A madeira sempre remete a um estilo rústico, e vocês podem investir em formatos diferentes em centros de mesa esculpidos inteiramente em madeira. Complementando com flores delicadas irá causar um contraste incrível.
Bambu ou mini árvores
O próprio bambu entrelaçado pode servir de suporte para flores e ainda compor um belo centro de mesa alto, ou é possível conseguir mini árvores frutíferas, uma alternativa extravagante que irá tirar suspiros dos convidados, já que é diferente e divertida, e pode até dar um aroma delicioso ao ambiente, com frutas cítricas, como o limão e a "laranjinha kinkan".
Castiçais e esculturas
Para quem não quer apostar nos vasos com flores ou misturar com outras peças, intercalando entre as mesas, os castiçais são ótimos para decorar a recepção, com velas igualmente compridas. Eles criam um ambiente intimista cheio de charme, ideal para um casamento noturno, romântico e elegante.
Outra opção é colocar esculturas altas nos centros das mesas que podem ser castiçais bem trabalhados em suas curvas, ou simplesmente exemplares de obras de arte para um visual vintage, que podem ser até figuras gregas.
Formato taça
Tido como um dos formatos mais clássicos, o "centro de mesa taça" segue sendo usado na decoração, e pode ter resultados belíssimos. O que imita o fomato de uma taça de martini é versátil e elegante, e pode ser preenchido com uma infinidade de opções, especialmente quando é feita de um material tranparente.
Com água dentro, o copo reflete a luz e deixa o ambiente mais acolhedor. Mas também pode ser produzido com flores secas, ou gel para hidratar as plantas, um substituo perfeito para a água, e assim não se corre o risco de que uma taça inunde toda a mesa se cair.
Complementos
Seguindo a ideia de peças altas e mais finas para não ocupar espaço na mesa, as flores, folhas, entre outros complementos, devem acompanhar a altura. O recomendado é compor com flores de caule longo também. Algumas sugestões são lírios, orquídeas, hortênsias, antúrios, astromélias, cravos, rosas, copos-de-leite, gérberas, crisântemos e estrelícias. Podem escolher uma espécie só, ou misturar duas ou várias para um arranjo bem diversificado.
Todos os tipos combinam com o famoso mosquitinho para preencher os vazios e dar um efeito delicado e romântico. A parte da folhagem pode ser feita com eucalipto, costela-de-adão, ruscus. O bambuzinho tem o diferencial de ser torcido e transmitir um visual mais arrojado ao arranjo.
Os adornos altos colocados no centro da mesa com arranjos de flores têm como vantagem não atrapalhar a conversa e a visualização entre os convidados que estão na mesma mesa. Do mesmo modo que os arranjos menores são mais indicados, se optar pelos altos, levem em consideração que os entes queridos merecem se sentir à vontade e o campo de visão precisa estar livre para isso. Decorar as mesas do salão ou do espaço ao ar livre é a melhor maneira de demonstrar o estilo, o gosto e a receptividade para uma celebração que ficará na memória de todos.