Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

4 Dicas para casais (assumidamente) desorganizados planejarem o dia C

Com medo de se perderem na lista de tarefas para a organização desse grande dia? Não se preocupem, até para os mais desorganizados existem dicas para que a trajetória até o altar seja precisamente controlada.

Se, para os casais com um grau de organização médio, preparar uma festa de casamento já é difícil, para aqueles que sabem que são desorganizados o trabalho pode ser o dobro. São muitas funções para coordenar, desde encaixar a entrega dos itens da decoração de casamento com a entrega dos fornecedores responsáveis pelo bolo de casamento, e além de tudo tomar decisões imporantes quase diariamente. Mas há como evitar o caos, ainda que vocês sejam classificados como desordenados nas tarefas comuns do dia a dia. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas desde o início, antes mesmo do envio dos convites de casamento. Aqui vão algumas dicas.

1. Maior antecedência

A maioria dos casais começa a programar a festa com mais ou menos 1 ano de antecedência, contando a partir da data marcada. Mas noivos que não podem contar com uma organização impecável provavelmente irão precisar de mais tempo para organizar a festa. Vocês se conhecem, sabem que podem perder prazos que acarretam muitos atrasos. Por isso, tanto para as primeiras escolhas e pesquisas sobre os modelos de convite de casamento, até últimas tarefas, como a finalização dos ajustes do modelo de vestido de noiva, separem um tempo extra para executá-las. Comecem os preparativos com 18 meses de antecedência, isso também irá ajudar na escolha da data e nas reservas que farão com os fornecedores.

2. Limitem o orçamento

Noivos desorganizados tendem a atropelar decisões e, quando se trata de limitar o orçamento, essa decisão esquecida pode comprometer toda a festa. A primeira função que terão é limitar quanto poderão gastar. De nada adianta buscar pelos convites, vestidos, flores etc, se chegando no momento de pagar pelos itens se darem conta que já ultrapassaram o orçamento e que terão que fazer novas escolhas. Antes de pensarem na decoração da festa de casamento, sentem-se juntos e vejam, na ponta do lápis, quanto poderão reservar para o grande dia. Baseados nesse cálculo poderão começar a tomar as primeiras decisões concretas.

3. Tenham uma agenda de tarefa

Essa regra valiosa vale para todos os tipos de casais, mas torna-se imprescindível para aqueles que se assumem pouco ordenados, que podem esquecer-se de algo ou ainda pior: fazer a mesma tarefa duas vezes! Foi feito o pedido de casamento? Então, em seguida, recomendamos que comprem um bom e velho "caderninho", onde vocês podem anotar e riscar rapidamente todos os compromissos. Nessa agenda comecem a programar tudo o que precisam fazer, e acrescentem também as tarefas do dia a dia para que possam organizar os momentos mais intensos que vêm pela frente. 

Para os casais que querem ainda mais praticidade, em nosso portal vocês já possuem uma lista de tarefas e, colocando a data do casamento, a aplicação pode informar aos noivos sobre os prazos que têm, avisando quando e o que devem fazer. Vejam quais são os primeiros afazeres e vá anotando na agenda, nela deve estar desde as horas que precisam para buscar por inspirações para uma decoração de casamento rústica, ou clássica, dependendo do estilo de vocês, até compromissos com fornecedores.

Felix Bistrot

4. Peçam ajuda

Se existem profissionais que realmente vão ajudá-los a organizar o seu dia são os  cerimonialistas e assessores de casamento, que podem salvar a vida de qualquer casal, principalmente dos desorganizados. Se vocês possuem um orçamento que permita a contratação desse profissional, não pensem duas vezes, eles farão a sua trajetória até o altar um mar de rosas. Terão toda a lista de tarefas e agenda organizadas para vocês, e te recordarão de todas as decisões, desde a produção dos votos até a escolha de um ou outro modelo de lembrancinha de casamento.

Seguindo essas dicas a organização do enlace acontecerá naturalmente e fluirá sem estresses desnecessários. Sim, essa festa exigirá muito trabalho, mas quando chegar a hora de colocar o vestido de noiva, saberão que todo o esforço valeu a pena. Aproveitem até a última música para casamento dessa festa que se dedicaram tanto em organizar.