O padrinho: 10 estilos de trajes para luzir ao lado do noivo!
Tão necessário quanto seguir o dress code da cerimônia de casamento é saber usá-la para destacar as pessoas que estarão ao altar. Algumas tendências podem ajudar os padrinhos nesta missão.
Escolher o traje dos padrinhos pode ser menos complicado do que pode parecer! A decisão deve considerar alguns detalhes da cerimônia, a começar pela estação do ano e a hora do dia em que ela acontecerá. A roupa dos padrinhos do casamento também deve estar condizente com o local, tema e estilo da cerimônia, adequada à formalidade da união. Isto, além de restringir as opções, ajuda a identificar quais peças e acessórios podem ser incrementados ao visual. E, claro, as roupas masculinas também devem respeitar as regrinhas de etiqueta. Atender ao tema da festa também é importante para que os trajes não fiquem estranhos na contraposição com toda a cerimônia e a recepção. Veja mais conselhos e 10 estilos de looks perfeitos!
Índice de Conteúdo
- Cuidados a considerar
- 1. Estilo rústico/praiano
- 2. Estilo formal sóbrio
- 3. Estilo traje para coquetel
- 4. Estilo vintage
- 5. Black tie: dress code de gala
- 6. Estilo navy
- 7. Tons pastéis
- 8. Tons de rosa
- 9. Ying Yang
- 10. Extravagante
Cuidados para considerar
Um smoking de veludo, por mais interessante que seja, não é a escolha certa para o verão e para uma celebração que não seja noturna. Assim como algo muito fresco e casual, nada tem a ver com o clima de inverno em uma festa de gala. Vencidas estas primeiras burocracias das regras de etiqueta e código de vestimenta, é possível pensar nos estilos e como brincar com eles para um altar reluzente e bem-vestido. Independente da escolha, é importante fixar que os padrinhos estejam consoante o que está vestindo o par celebrado ao altar.
1. Rústico e/ou praiano
Casamentos na praia e no campo são naturalmente mais casuais até por serem sinônimo de clima quente. Cores claras combinam melhor ao tom e à temperatura. Por conta da menor formalidade, até a gravata pode ser dispensada. Outra possibilidade é liberar shorts que façam uma composição com os ternos e os sapatos mocassins, se seguirem exemplo do noivo.
Roupa para os padrinhos, aqui!
2. Formal sóbrio
Para uma cerimônia tradicional, com um visual mais formal dos padrinhos, o terno de três peças mais escuro ou smoking é uma boa pedida. Casamentos assim tendem a usar cores mais óbvias. Os clássicos são o preto, o azul-marinho e o cinza-escuro. Gravatas e abotoaduras tendem a fazer a diferenciação. Padrões sutis e clássicos se encaixam bem, como uma risca de giz e um xadrez discreto.
3. Traje para coquetel: formal, porém nem tanto!
Um estilo formal de casamento significa trajes formais: calça, camisa, terno e gravata, mas, dentro desse dress code é possível colocar toque não tão formais. As cores neutras, como marrom e cinza, sempre funcionam bem, mas por que não considerar as mais vibrantes? Afinal, a maioria da festa vestirá os tons comuns. Usar uma paleta mais variada nos padrinhos pode ser o detalhe que os diferencia dos demais, com gravatas borboleta também coloridas e/ou com texturas diferenciadas. O tom mais despojado trazido pelas cores pode abraçar bem a combinação com tênis branco.
4. Estilo vintage
O estilo vintage é a chance de reproduzir um visual ao mesmo tempo, formal e moderno, sendo por isso o queridinho de hipsters e de quem gosta de provocar um pouco as convenções. Chapéu panamá, suspensórios, gravatas borboletas, meias coloridas ou com padrões divertidos, shorts formais e mesmo bengalas são alguns detalhes que agregam muito ao visual. Escolha peças-chave para chamar a atenção da produção, mas que não se anulem. Uma calça com algum estampado faz melhor combinação com camisa lisa e assim por diante.
5. Estilo black tie: dress code de gala
Neste caso, a única aposta possível é o smoking. Os pretos de gola alta e gola xale são clássicos e, devido a seu fechamento com botão único, a escolha natural. No entanto, considere o azul da meia-noite como substituto natural da cor. Ele tem aparecido no tapete vermelho e é mais do que uma tendência. Para casamentos que aconteçam mais cedo, considere um smoking claro. Acessórios simples em preto e branco são os melhores amigos: camisa branca e sapatos pretos, sempre.
Leia mais:
6. Navy
Terno, colete e gravata em azul ou azul-marinho, com a camisa branca, fazem menção à moda navy, já tão bem sucedida e considerada um clássico. É aposta certeira para os padrinhos, que podem ainda colocar cor à roupa com um lenço e brilhos nas abotoaduras.
7. Tons pastéis: padrinhos de calça bege e camisa branca
Já que os homens do resto da festa provavelmente irão apostar nos tons neutros e fechados, os padrinhos podem ajudar trazendo a leveza dos tons claros ao ambiente. Entre os tons que fazem mais sucesso, estão o azul bebê, bege, amarelo e cinza claros. Para casamento durante o dia, padrinhos de bege é o visual mais comum, e o que pode ganhar acessórios em outros tons para fazer contraste, como suspensórios ou gravatas borboleta. E caso esteja perguntando se padrinhos de calça bege e camisa branca pode funcionar, a resposta é "sim"!
8. Tons de rosa
Por ser uma cor considerada feminina, por muito tempo o rosa esteve fora do guarda-roupa masculino. Mas ele agora está na moda, e cor não tem gênero! Os homens têm se rendido às peças em vermelho claro e todos os tons de rosa, e há casais que implementam a cor na composição pedida aos padrinhos. Ainda que o rosa apareça apenas em algum acessório, está valendo!
9. Ying Yang
Usar as mesmas cores que o noivo, só que em peças diferentes. Se ele usa um terno preto com gravata cinza, inverter as cores com as peças, o que resulta na gravata preta e terno cinza. Uma mudança boba, mas que faz muita diferença no resultado ao altar.
10. Extravagante
Aqui o smoking de veludo se encaixa, assim como sapatos com algum glitter, pedraria e bordados. Calças ou ternos estampados também ficam ótimos. Mas vale sempre a pena repetir: é preciso que o noivo também esteja nesta vibe para que tudo faça sentido. Nunca se deve ofuscar os protagonistas da noite. Anéis, colares e pulseiras chamativos também podem ser usados.
Como a roupa é a primeira forma de nos expressarmos com o mundo, nada mais justo que as vestimentas das pessoas queridas levem em consideração um pouco da personalidade delas. Mesmo dentro do dress code do casamento, é possível implementar detalhes e acessórios que coloquem um pouco de molho à produção. Por mais que as roupas dos padrinhos do casamento normalmente tenha combinações mais neutras e tradicionais, é possível incrementar com mais atitude fashion! Ajudar a encontrar o melhor estilo é uma forma de cuidar e dizer que se importam com eles.
Pode interessar: