Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

25 Porta-guardanapos criativos para uma festa original

Com tantos objetos necessários para compor um décor fascinante, os porta-guardanapos também merecem atenção se querem arrasar nos detalhes. Conheçam alternativas incríveis para todos os estilos de cerimônias e vejam ideias para saber o modelo certo.

Pérola Dourada Bordados

Como sempre lembramos, todos os elementos fazem grande diferença na decoração do casamento, eles engrandecem o ambiente, direcionam a natureza do evento e expressam a personalidade do casal. Por mais trabalhosa que seja a fase da organização, fiquem atentos a todos os pontos que precisam de foco e pesquisa. Provavelmente achavam que não deveriam se preocupar com os porta-guardanapos, mas acreditem, eles são fundamentais para dar charme e volume às mesas, e muitas vezes podem ser usados como a lembrancinha de casamento. Indiferente ao tipo de décor que o casal prefira, os guardanapos sempre devem ser de tecido, que combinem com a toalha e em harmonia com a paleta de cores.

Os guardanapos de papel só devem ser utilizados quando a natureza do conceito for totalmente informal ou em coquetéis onde não sejam servidos pratos. Assim, os porta-guardanapos se tornam fundamentais para acompanhar e realçar a ornamentação das mesas. Atualmente, encontramos uma infinidade de opções bárbaras, que deixam muitos casais em dúvida para achar qual a melhor alternativa. O tipo de material que se harmoniza melhor com todo o contexto também deve ser levado em conta. Por isso, hoje te mostramos exemplos que se adaptam perfeitamente aos arranjos de mesa com as flores do casamento e principalmente ao conceito do seu dia.

Simples com charme

Para acompanhar a decoração de casamento rústico o casal pode escolher materiais leves que se encaixam com diversas cores. Alguns modelos de porta-guardanapos prontos de anel de palha, ou juta com um mini buquê de flores preso ou de ervas aromáticas com galhos secos ficam encantadores. Em cerimônias ao ar livre a chita, a renda e barbantes são versáteis e são materiais que podem originar um gracioso porta-guardanapo. As argolas de cortina em madeira são perfeitas para fazer um porta-guardanapo muito autêntico quando finalizadas com um laço de renda, ou até com uma fruta natural.

Pérolas clássicas e perfeitas

O uso de pérolas é muito procurado, e geralmente, a primeira opção tanto para os objetos do décor como em bordados nos diversos modelos de vestidos de noiva. Se a ideia é manter a tendência de uma linda cerimônia tradicional, os porta-guardanapos com pérolas acompanham com suavidade e classe, e podem ser feitos de forma DIY com materiais econômicos que ficam um charme.  Encontramos alternativas delicadas como um cordão de pérolas com uma ou mais voltas, em formatos de flor, de coração, junto com uma fita de cetim, que pode amarrar os guardanapos. O melhor é que várias opções podem ser feitos de forma DIY com materiais bem econômicos.

Madeiras estilizadas

Uma forte tendência no mercado são os porta guardanapos em MDF recortados a laser com o monograma ou símbolo, que o casal faz questão de incluir no seu dia. Uma pintura estilizada consegue chegar a texturas diferentes e, ainda, acompanham a paleta e o estilo do décor. Se for uma cerimônia bem tradicional a peça pintada em dourado ou prateado traz um ar elegante e totalmente autêntico, além de trazer sofisticação à mesa. Outra novidade no mercado é usar o mesmo papel dos convites de casamento e usar o recorte a laser com um brasão no seu porta guardanapo.

Flores em todos os pormenores

As flores são ícones nas comemorações e realçam a ornamentação, podem inseri-las em diversos detalhes. Usar flores artificiais para os porta-guardanapos são uma aposta segura, se adaptam a diversos estilos de décor o que as diferenciam são os materiais e o arremate. As de crochê se adaptam aos estilos rústicos e usando as mesmas  cores dos arranjos do enlace trará a sensação de continuidade; as flores de tecido branco junto com pérolas viram a alternativa adequada para uma cerimônia tradicional. As de eva são bem econômicas e fáceis de fazer, as flores de cerâmica trazem um toque leve e gracioso. Até as forminhas para doces de papel crepom servem para elaborar um incrível porta guardanapo.

E claro que os guardanapos de tecido precisam ser bem escolhidos, para destacar ainda mais o material do porta-guardanapo e ser o diferencial que expresse a identidade da decoração da festa de casamento. Assim como os doces precisam estar harmonizados com a paleta de cores do décor e do bolo do casamento para complementar a mesa com perfeição e obter mais êxito.