10 Perguntas que vocês devem fazer ao contratar um wedding planner
Achar o profissional que tenha sintonia com vocês será fundamental. Além da ajuda necessária para organizar o dia com total segurança, eles os deixarão tranquilos. Por isso, saibam fazer as perguntas certas antes de contratar seus serviços.
Se o modelo de convite de casamento já está na gráfica, é hora de buscarem ajuda para tornar real esse dia dos sonhos. Certamente ainda estão flutuando de felicidade porque a data está marcada, e realmente é uma fase inesquecível, em que os dias parecem estar mais coloridos. Uma sensação de euforia que os fará lembrar por anos toda a emoção por escolher o vestido de noiva princesa e deixar o noivo intrigado para descobrir o modelo.
Essa fase de êxtase tem que ser bem aproveitada para planejar o evento mais importante de suas vidas como um casal e, para que dê tudo certo, é necessário total planejamento e organização. O grande aliado nesse momento de tantas definições e indecisões será uma boa assessoria que, além de conselhos esclarecedores para a decoração do casamento, poderá ser a divina salvação em diversas providências a serem tomadas de última hora. Mas, para contratar o profissional ideal para vocês, é bastante recomendável fazer algumas perguntas antes de assinarem o contrato.
1. Estará totalmente disponível no nosso dia?
Obviamente a primeira pergunta a fazer é se na data do grande dia o profissional estará disponível, mas é imporante saber também se ele terá outra cerimônia no mesmo dia. Muitas empresas que cuidam de toda a organização e gestão de eventos aceitam cuidar da decoração da igreja do casamento para diversos casais e, inclusive, muitos assessores se encarregam também da decoração da festa do casamento de até três ou quatro casais. Por isso, se desejam que ele esteja presente do começo ao fim da cerimônia e recepção deixem claro.
2. Que tipo de serviços oferecem?
Os assessores costumam dispor de pacotes variados para atender às necessidades de cada casal, desde toda a organização e negociação com cada fornecedor ou apenas assessorá-los no dia. Há propostas diferenciadas para realmente poder proporcionar o serviço adequado para cada tipo de cerimônia.
3. Qual é a forma de pagamento?
Nesta fase em que estão com a agenda lotada a praticidade sempre ajuda, portanto essa pergunta deve ser feita no início da entrevista. Procurem saber os valores de cada pacote e formas para o pagamento, antes mesmo de conhecer o trabalho do profissional. Será desagradável descobrir que gostaram do portfólio ou das sugestões de arranjos de flores de casamento com os quais trabalha e notar que o valor não se encaixa no orçamento. Sejam objetivos sobre o que procuram e o quanto querem gastar.
4. Teremos descontos com os profissionais que vocês recomendam?
É comum os assessores indicarem fornecedores para ajudá-los, e pode ser um alívio ter esse tipo de sugestão. Mas, alguns deles, oferecem algum desconto quando o casal vem recomendado pelo wedding planner. Se o assessor indicar um confeiteiro de sua confiança para o bolo decorado de casamento, por exemplo, pode, ter algum desconto. Mas, por ser uma pergunta delicada, se sentem que causa desconforto, deixem o tema de lado. E alguns assessores podem comentá-lo até mesmo antes que vocês perguntem.
5. Quantos anos atua nessa área?
Investigar quantas cerimônias já organizou dará mais segurança para escolher o wedding planner. Selecionem cada profissional baseados em pesquisas prévias. Facilmente acharão referências na internet, façam uma triagem e conheçam a quantidade de trabalhos que foram publicados. Porém, podem perguntar diretamente ao profissional há quantos anos estão no segmento.
6. Pode me apresentar seu portfólio?
É um ponto fundamental conhecer as fotos e/ou os filmes dos trabalhos realizados pelo wedding planner. Não se sintam constrangidos em pedir que mostre seu portfólio. Afinal, somente assim saberão um pouco do percurso profissional e os tipos de festas que empreendeu e, com certeza, terão maior confiança em entregar a coordenação do seu dia C em suas mãos.
7. Qual serão nossas obrigações na organização?
Há casais que preferem deixar tudo a cargo da assessoria, certamente definindo apenas cores e alguns detalhes, mas não são todos. Portanto, se desejam participar de forma mais próxima das decisões, devem deixar claro logo no primeiro encontro, inclusive se forem apenas alguns itens específicos, como a escolha das lembrancinhas de casamento diferentes, além de acompanhar pessoalmente a evolução de todo o processo criativo.
8. Quantos casamentos organizou no espaço onde queremos o nosso?
Se o assessor já promoveu algumas cerimônias na igreja que definiram ou no espaço escolhido para a recepção, terá mais "cartas na manga", uma vez que terá conhecimento de todos os detalhes que são necessários para o evento, e as possíveis dificuldades e vantagens que encontrou no local.
9. Como deixará nosso casamento único?
Saber como o wedding planner desenvolve o projeto, a fim de que tenha personalidade e um estilo único, é muito importante para trazer autenticidade ao dia. Certamente desejam que cada pormenor expresse a imagem do casal e que seja diferente de todos.
10. Como lida com possíveis contratempos?
Caso a luz acabe como se resolve o problema? E se as bebidas não forem suficientes e terminarem no meio da festa? E se vierem mais convidados do que o previsto? Saber solucionar os imprevistos imprescindível para trazer tranquilidade ao casal no seu dia. Poder ter o apoio de um assessor especializado, que possa agir de imediato caso algo ocorra é um dos quesitos mais fundamentais para contratá-lo.
O trabalho do wedding planner vai além de elaborar o projeto decorativo, fará o papel de um psicólogo em muitos momentos e será os olhos do casal para que tudo esteja como sonharam. Sem contar que ajeitará o vestido de noiva no momento que as portas da igreja se abrem, e orientará a noiva também para que carregue o seu buquê de flores da forma correta. Por isso, fiquem atentos às suas respostas para saber se estão contratando a pessoa ideal.