Flores para o casamento: 10 perguntas fundamentais para o florista!
As flores serão grande parte da decoração e também fazem parte do visual das noivas. Vocês devem confiar no profissional responsável por esse item, que irá ajudar com a escolha e a montagem dos arranjos, e o melhor é solucionar as dúvidas que surjam.
Em um país com a diversidade natural que o Brasil possui, não é uma surpresa que os casais apostem nas flores como um dos principais itens da sua decoração de casamento. Para conseguirem organizar uma festa impecável do jeito que sempre imaginaram, é necessário tratar com muitos fornecedores antes de tomar decisões sobre cada detalhe, e Casamentos.com.br oferece os melhores floristas, profissionais especializados capazes de atender a tudo o que buscam para decorar o enlace com arranjos florais.
E antes de fechar um contrato é preciso saber investigar bem, deixando claras todas as demandas para o dia. No que diz respeito às flores do casamento, já tiraram suas dúvidas com o florista que pretendem contratar? Aqui seguem algumas perguntas que não podem deixar de fazer para esse profissional.
1. Qual é a sua experiência com festas de casamento?
Antes de entrar nas questões práticas, é importante saber se existe uma boa química entre vocês e a equipe de profissionais, e o principal: se vocês confiam em seus serviços. Conversem com o responsável, perguntem sobre a sua experiência no ramo, em quantos casamentos já trabalhou e se tudo é feito de forma personalizada e próxima.
2. Que porcentagem do orçamento deve ser dedicado às flores?
Se já começaram a colocar valores no seu sonho, provavelmente já descobriram que, normalmente, os valores são divididos em porcentagens para os diferentes itens que entram no orçamento, decoração, trajes, buffet, etc. A decoração da festa de casamento exige uma certa porcentagem, e dentro dela existe a parcela que deve ser destinada às flores. Pergunte ao especialista qual a porcentagem que ele indica, dentro do valor inicial que vocês têm disponível, incluindo os arranjos de flores do casamento, um possível arco de flores e tudo o que possa ter esse item.
3. Qual a quantidade de flores necessárias?
É comum levar os fornecedores no local do casamento para que eles possam calcular a quantidade de flores e o volume de arranjos que devem produzir. E depois que fizerem juntos essa visita, peçam uma estimativa da quantidade que ele acredita que será necessário investir neste quesito. Não se esqueçam de considerar todos os ambientes, inclusive se querem uma igreja decorada para o casamento com arranjos de flores.
4. Quais são as flores da estação e suas "substitutas"?
Sabendo a quantidade necessária, é a hora de começar a escolher as espécies que podem comprar com o seu orçamento. E, para isso, é importante saber quais as opções da estação que podem apresentar os melhores preços. Ao invés de perder horas de pesquisa tentando encontrar qual tipo de flor é ideal para cada região do país, dependendo da estação do dia C, o bom será ter um especialista para te orientar nessas inteligentes decisões.
- Pode interessar: Guia completo para as flores do casamento: saiba como escolher segundo a estação no Brasil
E mais: muitas vezes os noivos se encontram em uma situação difícil, quando o que pretendiam não é compatível com o orçamento que possuem. Mas com profissionais como os floristas, fica mais fácil encontrar opções semelhantes e com preços reduzidos, existem muitas flores que podem se parecer e que variam consideravelmente de valores de uma para a outra.
Leia também:
5. Quando encomendá-las e comprá-las?
Muitas compras para a festa do casamento exigem um timing perfeito, talvez a maioria delas. Se comprarem as flores muito antes da festa, é provável que elas não aguentem com o mesmo aspecto que deveriam ter, e nem o frescor que devem manter durante toda a festa. Perguntem sobre as datas para fazer a encomenda e para receber as flores.
6. Onde comprá-las?
Uma das grandes vantagens de trabalhar com profissionais especializados é poder usar da ajuda de sua grande lista de fornecedores e experiência com vendedores. E claro que o florista vai saber onde estão as melhores lojas com os melhores preços, qualidade, condições de pagamento e entrega da matéria-prima e dos outros elementos necessários para criar os arranjos. Não deixem de perguntar onde, e pedir sua ajuda para saber como encontrar tudo o que precisam para essa parte da decoração.
7. Como armazenar as flores antes do dia C?
E mesmo que combinem com o profissional os prazos exatos em que devem comprar as flores para estarem perfeitas no dia, também devem saber como armazená-las, qual a temperatura ideal para cada uma e os cuidados específicos. Cada espécie exige uma atenção única e só um especialista saberá dar as respostas corretas.
8. Devemos nos preocupar com os aromas?
Muitos casais se esquecem de considerar que, além da beleza, muitas espécies podem espalhar um forte aroma no ambiente, e nem sempre é isso que se busca para um casamento, principalmente quando se misturam diferentes espécies. Lembrem-se de perguntar ao profissional se é possível neutralizar os aromas ou se é melhor escolher outras espécies mais neutras.
9. Quais serão os locais estratégicos para os arranjos?
Quando começarem a pensar na composição dos arranjos, é importante saber quais pontos da festa merecem arranjos de destaque e quais os locais onde não adianta investir para colocar mais flores. Isso porque nem sempre um lindo arranjo merece concorrer por atenção com o bolo do casamento. Também é fundamental nesse caso saber jogar com folhagens que estarão presentes, mas que deixam o foco nos elementos principais, algo que ainda diminui os custos.
10. É possível conciliar as flores com a iluminação?
Quando usada de forma correta, a iluminação pode transformar um ambiente. Mas quando não estão adequadas, as luzes também têm o poder de acabar com um décor perfeito, comprometendo todo o resultado dos outros elementos, como as flores que decoram o espaço. Isso porque se não há uma iluminação correta elas podem "desaparecer" em meio à festa, e com a escolha errada as cores podem mudar.
A escolha dos fornecedores corretos é um dos grandes requisitos para o sucesso da sua festa. Será com eles que conseguirão encontrar as soluções mais belas e funcionais, desde o buffet até orientações sobre qual a combinação perfeita para o buquê de flores. Estejam seguros com os profissionais que vão dar forma ao seu dia C e contem com eles para solucionar todas as suas dúvidas, de temas florais e todos os outros!