10 dicas para não desistir da sua dieta
A dieta ideal é aquela que você consegue fazer, e você só irá conseguir fazê-la se não desistir dela! Acredite, a dieta nunca desistiu de você, sempre somos nós que cansamos e damos um fim para aqueles “tortuosos” dias.
Queremos que você nunca se esqueça que só depende de você! Veja nosso TOP 10 para você não abandonar sua dieta! Anote, decore e estude essas dicas. Elas serão fundamentais para que você sempre continue firme e forte.
- 1 Não precisa se pesar todo dia
É muito comum durante a dieta, nos pesarmos todos os dias. Mas, esse não é o melhor conselho.
Algumas pessoas acham que ver os números caírem pode ser animador, mas pelo contrário algumas vezes desanima mais ainda.
A melhor maneira de se pesar, é semanalmente ou a cada 15 dias. Escolha sempre o mesmo horário, de preferência pela manhã, pois o corpo ainda não sofreu alterações de peso, como retenção de líquidos e comida (claro, estômago cheio, pesa mais). Por isso, para que a comparação seja certa, escolha sempre o mesmo dia, use a mesma roupa e a mesma balança. Não fique se pesando todo dia e em qualquer balança que você vê por ai.
- 2 Não precisa buscar a perfeição
Buscar um corpo perfeito e saudável não tem problema, o perigo está nos meios que você busca para alcançá-lo. Quando pensamos em beleza, temos que pensar primeiro na saúde e na perfeição.
Afinal, você quer ficar com o corpo bonito, mas antes disso, lembre-se que esta também procurando ser uma pessoa mais saudável.
O corpo perfeito vem com um conjunto de hábitos alimentares específicos. Não adianta olhar para sua amiga, vizinha ou uma prima que fez tal dieta e foi um sucesso, porque cada corpo é de um jeito. Cada pessoa tem um ritmo e uma velocidade para atingir o desenvolvimento físico do corpo. Por isso, não pense em perfeição, mas em saúde. Quando você pensa primeiro na saúde e depois na estética, você acaba atingindo os dois objetivos mais facilmente.
- 3 Não coma na frente da TV
Um dos maiores erros que cometemos e nem imaginávamos é: Comer em frente a TV. Isto é praticamente um crime e deve ser evitado. Quando estamos assistindo TV perdemos a noção do quanto estamos comendo e às vezes, acabamos ingerindo mais do que queríamos. Mudar esses pequenos hábitos já faz uma enorme diferença no nosso dia a dia.
Além de não percebermos a quantidade que comemos, também perdemos o valor dos sabores.
Dica especial: Abandone a TV, procure sair do sofá e fazer atividades e exercícios ao ar livre, passeios com a natureza. Desligar a TV faz bem para qualquer ser humano. Acredite!
- 4 Não fuja dos exercícios
Faça um plano para cada semana. Quanto peso você deseja perder por semana? Ao invés de escolher um plano de exercícios e seguí-lo eternamente, faça planos semanais, um plano diferente do outro. Às vezes cansamos de praticar exercícios porque achamos todos eles iguais e chatos, mas quando eles tem dinâmica eles ficam mais interessantes e mais fáceis de praticar.
Se está difícil você ter forças para sair de casa e fazer uma caminhada, tenha uma imagem na sua mente do que você pretende mudar, como se fosse uma imagem do antes e depois. Se você pensar em não ir para a academia, ou se fartar com um pote de sorvete, lembre-se da sua imagem de objetivo, ela pode ser a força que você estava precisando!
- 5 Coma primeiro as refeições saudáveis
Quando você for comer, sempre coma a salada antes. Ela te ajudará a comer menos na hora do prato principal. As fibras presentes nas verduras e nos legumes, quando são consumidas antes, trazem mais benefícios ao organismo, porque auxiliam na digestão da refeição principal, pois demoram mais para serem digeridas.
Uma outra dica legal é tentar comer devagar, com uma mastigação bem lenta, tentando atingir um tempo médio de 20 minutos para cada prato inteiro. Dessa forma, nosso sistema nervoso central consegue sinalizar que o corpo está sendo alimentado.
- 6 Se conseguir, coma menos
Sabe como você pode comer menos? Mudando o tamanho do seu prato, troque por um prato menor. Você já observou que nos restaurantes de self-service os pratos são imensos? Pois é exclusivamente para colocar mais comida. Por isso, pratos para pequenas porções já podem te ajudar a não comer tanto.
Se você for comer na sua casa, não leve as travessas para a mesa. Quando elas ficam mais longe, por exemplo no fogão, fica mais fácil controlar aquela persistente vontade de repetir e você vai pensar duas vezes antes de se levantar. Ah, e se ficou com vontade de repetir, não repita. Lembre-se: vontade dá mas passa.
Nunca se esqueça que as refeiçoes mais coloridas são sempre mais saudáveis, quando for preparar sua refeição pense em legumes, verduras e cores para ter prazer na hora de comer.
- 7 Espere sentir vontade
Se você sentir fome entre os famosos intervalos de três em três horas, nunca opte por salgadinhos, doces ou refrigerantes. Às vezes confundimos sede com fome, por isso, em vez de comer qualquer coisa, tome chás, água ou sucos naturais. Dê intervalos de três a no máximo quatro horas entre as refeições. Isso ensina o corpo a sentir fome só nos horários determinados.
- 8 Se você for comer fora, leve um lanchinho ou frutas
Sentiu fome e está na rua? Pare no Mc Donalds rapidinho e coma um lanche. Não, não e não! Sempre leve na sua bolsa uma fruta, ou um sanduíche pronto, feito em casa, com queijo branco ou peito de peru light. Esses lanchinhos saudáveis feitos em casa ajudam a saciar a fome por mais tempo.
- 9 Não compre “tranqueiras“ para deixar em casa
Se você não tiver chocolate em casa, você não vai comer. Se você tiver biscoitos recheados em casa, você vai comer. Por isso, nossa dica é: não compre! Evite ir ao supermercado com fome também ajuda muito. Vá ao supermercado depois das refeições e não compre alimentos que irão te ajudar a engordar.
- 10 Identifique seu estado de espírito
Aprender a entender o que nosso corpo sente já é meio caminho andando. Você precisa entender o que é fome emocional e o que é fome de fato. As emoções são os fatores que mais atrapalham nossas dietas. É normal que o estado emocional da pessoa influencie tudo que ela faz, mas nos momentos de insatisfação ou frustração tente evitar sarar suas angústias comendo.
Os alimentos calóricos, ao invés de ajudar nossa carência, ainda induz o organismo a aumentar a serotonina, hormônio que causa sensação de prazer e bem estar. Saber diferenciar a fome emocional da verdadeira irá te ajudar muito. Para isso, quando você se sentir triste, angustiada ou ansiosa, procure fazer exercícios físicos. Eles proporcionam a mesma sensação de quando você come uma barra de chocolate, porque praticar exercícios libera o mesmo hormônio. Outra dica é se perguntar pra você mesmo: Eu estou mesmo com fome?
PARABÉNS VOCÊ ESTÁ QUASE LÁ!
Mantenha-se forte! Sempre que você conseguir seguir a dieta se parabenize e fale com você! Se você comecar a escorregar, lembre-se que só você poderá se reerguer! Quando pensar em desistir faça uma lista com os motivos que te fazem continuar e os que te fazem desistir! Lembre-se dos motivos que te fizeram começar e siga em frente!
Não se esqueça de dizer a si mesmo o quanto você é maravilhosa toda vez que perder um quilo. Ah, e não esqueça! Antes da TPM, o corpo incha e a diferença pode chegar até a 2 kilos, por isso, evite dar valor para a balança nesses dias.