10 coisas que não devem acontecer se seu relacionamento é sólido
Vocês se sentem mais completos que feijão com arroz e acreditam que foram feitos um para o outro, mas ainda há dúvidas se sua relação está madura o suficiente? Nós te diremos como saber!
É fato: você sempre sabe quando encontrou o amor da sua vida. Mais ou menos quando acontece ao ver o vestido de noiva perfeito, você sente que foram feitos um para o outro, e já pode até visualizar os convites de casamento para um futuro próximo. Você passa a acreditar em alma gêmea e em finais felizes, e não vê a hora de falar frases curtas de amor durante a troca de votos. Nesse momento parece que nada nem ninguém será capaz de separar esse casal. Pode ser que sim, mas para estar mais seguro ainda de tudo isso, vale a pena conferir nosso check list de um relacionamento 100% sólido e maduro e comprovar o que não aceitar em um relacionamento.
1. Desconfiança
Confiança é o primeiro item da lista de requisitos que fazem uma relação dar certo, afinal, se você quer passar o resto da sua vida ao lado dessa pessoa, ela será a primeira em quem você deverá confiar de olhos fechados, para qualquer situação. Caso contrário, além de ser motivo para inúmeras brigas, demonstração de desconfiança, por menores que pareçam ser (isso vale para espiar o Facebook alheio, checar as mensagens de celular, etc.), só servem para desgastar o relacionamento.
2. Traição
Obviamente que, para haver confiança entre os dois, é indiscutível que traição está mais do que proibida. A traição não é necessariamente relacionada com infidelidade ou adultério (até porque existem muitos relacionamentos modernos abertos que não se encaixam nessa classificação), é algo que vai além dos atos físicos. Ela destrói a confiança e a parceria que construíram juntos, pois demonstra que sua preocupação com seu parceiro já não está mais entre suas prioridades.
3. Ofensas
Uma das formas mais comuns de desrespeito entre casais que se encontram em uma relação já fragilizada é jogar xingamentos reciprocamente durante uma briga. Com certeza é uma reação que acontece quando estão de cabeça quente e não pensam no mau que isso pode causar, já que as grosserias no relacionamento ofendem e machucam de verdade uma vez que foram ditas. Por isso, evitem ao máximo gerar esse e outros tipos de ofensas que são muitas vezes irreversíveis.
- Leia também: Que perguntas devemos fazer antes de casar?
4. Criticar a todo momento
Você percebe que algo não está bem em uma relação quando uma das partes demonstra um grande incômodo em relação à outra através de críticas constantes a seu parceiro. Isso pode estar acontecendo simplesmente por falta de paciência (ou seja, o problema é você e deve consertar isso já!) ou porque existe uma intenção de moldar o outro exatamente ao seu gosto - algo completamente equivocado, e o que explicaremos no próximo tópico. Vocês devem estar preparados para discordar com respeito, e isso vale ainda mais para a época da organização do enlace. Se não aprecia as frases para covite de casamento escolhidas pelo outro, por exemplo, saiba como dizê-lo da forma mais respeitosa possível.
5. Mudança de personalidade
Tentar mudar alguém para que se encaixe perfeitamente no seu ideal de companheiro é algo que nunca termina bem. Isso porque, primeiro, vocês devem se gostar por quem realmente são - caso contrário, qualquer pessoa serviria para o papel. Além disso, devemos entender que as pessoas são diferentes e, às vezes, o que é certo para você, pode não ser certo para o outro, correto? Mas calma, renunciar a alguns hábitos e vontades em função da felicidade do seu parceiro é uma maneira de encontrar equilíbrio para manter as duas partes felizes, com tanto que não mude quem você é.
6. Não compartilhar dos mesmos ideais
Duas pessoas maduras tornam um relacionamento mais maduro ainda, têm claramente acordado que podem se abrir mutualmente para mostrar seus pensamentos, por mais diferentes que sejam, e para discutir os mais diversos assuntos, sejam as flores para casamento ou algo muito sério que os angústia. Se você sente que não pode fazer isso com seu parceiro, entra na lista de sinais de um relacionamento ruim e deve consertar isso imediatamente, afinal, como você pode eleger uma pessoa para compartilhar sua vida, se não pode compartilhar com ela nem seus pensamentos?
7. Dependência o tempo todo
Percebemos que uma relação vai bem madura e sólida quando vemos as duas partes fazendo suas coisas próprias, independente da outra. Sair à noite, viajar ou até mesmo passar um domingo com os amigos sem necessariamente ter seu parceiro ao lado, são bons exemplos de como os pombinhos sabem lidar bem com as vontades diferentes de cada um. Vocês não precisam estar 100% do tempo grudados, pois não nasceram assim. É normal que cada um tenha seus passatempos individuais e ninguém deve abdicar disso para construir a relação "perfeita".
8. Amizade
Vocês se amam, dividem sua vida, passam mais tempo juntos do que com outra pessoa, é óbvio então que devem ser acima de tudo, melhores amigos, com quem poderão contar sempre em primeiro lugar, com quem vão se divertir todos os dias e deixar a vida um do outro mais feliz de verdade.
9. Perda do romantismo
É comum e super fácil que ao longo do tempo, o romantismo vá ficando para trás, especialmente durante a organização do enlace, quando estarão pensando em temas como a decoração da festa de casamento e pormenores bem práticos. Por mais que todo mundo diga que isso é normal e não tem problema nenhum, com certeza faz muita falta no relacionamento. Manter o romantismo, mesmo que nos mínimos detalhes (como um beijo de bom dia ou de boa noite) é como manter acesa a chama da paixão, e faz o outro se sentir sempre amado e querido.
10. Só preocupações
Não tem nada pior que encarar sua relação como mais uma preocupação e dor de cabeça de sua vida. Isso é recorrente porque as pessoas se esquecem do verdadeiro sentido de estar com alguém, que é a felicidade. O maior motivo de vocês estarem juntos é porque se fazem felizes, se divertem e fazem a vida ficar mais fácil, e não o contrário.
Estar em uma relação requer cumplicidade sempre, mas é importante nunca abandonar a sua autonomia, mesmo quando o tema é a decoração de casamento tão sonhada. Caminhar juntos até o momento do "sim, eu aceito" exigirá paciência dos dois, e isso vale tanto para as situações cotidianas quanto para a escolha do sapato de noiva ou dos detalhes do traje do noivo. Pensem nessas dicas e tentem deixar a relação sempre saudável!